Conselheiros se reúnem na 22ª Reunião Ordinária do Consup

Publicado: Quinta, 20 de Setembro de 2018, 15h29 | Última atualização em Quinta, 20 de Setembro de 2018, 15h29

Reunião Consup Set 18 6

O Conselho Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (CONSUP/IFRO) reuniu-se na quarta-feira (19), na Reitoria (Porto Velho), para a 22ª reunião ordinária. Na ordem do dia, foram nove os itens relatados.  A abertura dos trabalhos foi realizada pelo Presidente do Conselho, o Reitor Uberlando Tiburtino Leite. Em seguida foram apreciados os processos previstos na pauta e aprovada a ata de reunião anterior.

Na primeira pauta estava a autorização de afastamento do país ao reitor para representar o CONIF (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) na WFCP (World Federation of Colleges and Politecnics), a ser realizada na Austrália, relatada pelo Professor Osvino Schmidt. As pautas seguintes (Regulamento de Exames de Proficiência de Línguas no âmbito do IFRO; Regulamento do Programa Família Acolhedora; e Regulamento de Auxílio ao Aluno Estrangeiro no âmbito do IFRO) foram relatadas pelo Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Professor Gilmar Alves Lima Junior.

A Política de Sustentabilidade e Elaboração dos Planos de Sustentabilidade no âmbito do IFRO foi apresentada pelo Professor Renato Delmonico. Já o Código de Ética do IFRO teve como relator o Professor José Elias de Almeida. A pauta que versava sobre o Manual de Redação Oficial foi relatada pela Professora Christiane Silvestrini de Morais. O item seguinte (Reformulação PSU – Processo Seletivo Unificado do IFRO) foi relatado pelo Professor Flávio de Almeida Lico.

Por fim, o Pró-Reitor de Ensino, Professor Moisés José Rosa, relatou a pauta sobre a Criação e Autorização de Funcionamento de Cursos (Técnico em Vigilância em Saúde Subsequente - Campus Guajará-Mirim; Técnico em Recursos Humanos Concomitante - Campus Vilhena; Técnico em Finanças Concomitante, EaD - Campus Vilhena; Licenciatura em Pedagogia, EaD - Campus Zona Norte; Licenciatura em Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados, EaD - Campus Porto Velho Zona Norte; Programa de Mestrado Profissional Stricto sensu em Rede em Educação Profissional e Tecnológica do IFRO - ProfEPT; Pós-Graduação Lato sensu em Ensino de Ciências e Matemática – ECM - Campus Vilhena.

Durante o encontro tomaram posse novos membros do Consup, que participaram pela primeira vez da reunião: João Gouveia Coelho (representante suplente dos TAEs), Giovanna Gvozdanovic da Silva (representante suplente da SEDUC) e Antônio Venâncio Castelo Branco, representante suplente da SETEC/MEC e também Reitor do Instituto Federal do Amazonas (IFAM). “Foi um momento muito rico, de troca de experiências exitosas e de uma instituição apoiar a outra. Os temas apresentados pelos relatores foram todos pertinentes ao dia a dia da instituição e demonstraram a preocupação do IFRO com a gestão pública. Gostaria de destacar a questão de diretrizes políticas de desenvolvimento sustentável que foi apresentada, o processo seletivo unificado e dizer sobre a importância que têm esses temas para o Instituto Federal. Também destaco o empenho dos conselheiros, tanto os do IFRO, quanto os conselheiros externos de outras instituições que estiveram presentes nesta reunião extremamente necessária”, comentou Venâncio.

Sobre o Consup

O Conselho Superior é o órgão máximo do IFRO e possui caráter consultivo e deliberativo. Compõe o Consup: docentes, estudantes, servidores técnico-administrativos, egressos da instituição, sociedade civil, Ministério da Educação e Colégio de Dirigentes do Instituto Federal, que asseguram representação paritária dos segmentos que compõem a comunidade acadêmica.

• Reunião_Consup_Set-18_10
  • Reunião_Consup_Set-18_2