Trabalhos da Comissão Própria de Avaliação estão ocorrendo nos campi

Publicado: Quarta, 05 de Setembro de 2018, 08h05 | Última atualização em Quarta, 05 de Setembro de 2018, 08h05

O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) iniciou o processo de autoavaliação. Neste ano, as atividades serão realizadas em dois campi a cada semana, finalizando o processo até o dia 15 de outubro.  Os trabalhos já ocorreram nos campi Ji-Paraná, Guajará-Mirim, Colorado do Oeste e Ariquemes.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA/IFRO) tem por finalidade conduzir e sistematizar os processos de Avaliação Institucional segundo critérios do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), abrangendo a realidade e as diferentes dimensões do Instituto, especialmente as expressas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e no Projeto Pedagógico Institucional (PPI).

Neste ano a avaliação institucional conta com duas inovações. Na primeira todos os alunos, inclusive do ensino médio, irão participar. E a segunda está relacionada aos servidores, para quem o envio será automático por e-mail, e enquanto não houver resposta, o sistema enviará lembretes para responder.

Segundo os representantes da CPA, apesar de eletrônico, o processo continua anônimo e sigiloso. Esse ano mais de 50% dos envolvidos nos dois primeiros campi já responderam a avaliação, nos dois primeiros dias iniciais do trabalho. A meta de 2018 é alcançar 70% dos segmentos.

Para o servidor Max Uanderson, essa avaliação é extremante importante, pois a comunidade acadêmica pode expressar seus anseios e necessidades, já que no ano que vem os novos gestores da Instituição irão assumir seus cargos. Já a servidora Wilka Alexandra afirma que, apesar de todo o trabalho junto à Comissão, é muito gratificante, pois a instituição cresce como um todo.

Eleições

A Comissão Própria de Avaliação também está em período de eleição suplementar, que visa à escolha de um representante do corpo discente do IFRO como titular e dois representantes como suplentes. O período de campanha eleitoral finaliza no dia 16/09. A eleição está marcada para ocorrer nos dias 17 e 18/09 (das 8 h do dia 17/9 até às 19 h do dia 18/9). O mandato do estudante será de um ano, podendo haver recondução por igual período, desde que o pedido seja submetido à assembleia e aprovado por maioria simples dos membros.

As informações estão disponíveis no Edital nº 25/2018. https://portal.ifro.edu.br/portal-ifro/451-editais/eleicoes/5749-edital-n-25-2018-eleicao-suplementar-cpa