II Jornada do HISTEDBR Rondônia está com inscrições abertas

Publicado: Sexta, 31 de Agosto de 2018, 08h19 | Última atualização em Sexta, 31 de Agosto de 2018, 08h27

Até 10 de setembro estão abertas as submissões de trabalhos para a II Jornada do HISTEDBR-RO, que este ano tem como tema “Educação e Marxismo: Bicentenário do nascimento de Karl Marx e Centenário da Reforma de Córdoba”. A modalidade de apresentação é comunicação oral. A Jornada ocorrerá de 10 a 12 de outubro na Universidade Federal de Rondônia, em Porto Velho. São seis Grupos de Trabalho divididos em Educação, Trabalho e Movimentos Sociais; Políticas Educacionais; Formação e trabalho Docente; Psicologia histórico-cultural; Educação e Marxismo; e Educação Profissional e Tecnológica.

O evento, que tem parceria com o IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), é realizado pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), através Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR-RO). Na conferência de abertura, com tema “200 anos de Karl Marx”, às 19h30, do dia 10/10, o ministrante será o professor José Claudinei Lombardi (UNICAMP).

Conforme o Professor de História do IFRO, Márcio Marinho Martins, o Instituto Federal de Rondônia participa de toda atividade, “uma vez que a comissão organizadora é composta por pesquisadores do Instituto e as temáticas estão relacionadas à pesquisa. Na mesa de abertura estarão presentes os dois reitores das duas instituições, da UNIR e do IFRO. De forma mais específica, iremos coordenar a mesa sobre o centenário de Córdoba e a privatização da educação”. O docente se refere ao dia 11/10, no qual juntamente com a Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFRO), Josélia Fontenele Batista, coordenarão às 14 horas o debate “100 anos de Córdoba e privatização da educação superior”.

Já no dia 12/10 (sexta-feira), o Campus Porto Velho Calama sedia a partir das 8 horas a Conferência de Encerramento, com a professora da UNICAMP, Theresa Adrião: “Privatização da educação básica: reforma do ensino médio e profissional e a BNCC”. No período da tarde e da noite serão apresentados os trabalhos dos GTs.

No GT Educação Profissional e Tecnológica, a coordenação local é do ProfEPT/IFRO, “incentivamos professores e técnicos a submeterem trabalhos, especialmente no GT 6”, afirma a professora do Campus Porto Velho Calama, Xênia de Castro Barbosa. Também há participação de docentes do IFRO nos GTs de Políticas Educacionais e de Formação e Trabalho Docente.

Confira os critérios para a submissão no link do HistedBR-RO.