IFRO está com tecnologia e empreendedorismo na Campus Party Rondônia

Publicado: Sexta, 03 de Agosto de 2018, 13h25 | Última atualização em Quinta, 09 de Agosto de 2018, 08h48

Dia 2 8 2018 IFRO na CPRO 5

Nos cinco dias da Campus Party Rondônia, a primeira edição realizada no Norte do País, o IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) está com diversas atividades e participações no evento. Considerada a maior experiência tecnológica do mundo que une jovens geeks em torno de um festival de inovação, criatividade, ciências, empreendedorismo e universo digital, o espaço está sendo de aprendizado para cerca de 500 alunos das nove unidades do IFRO.

O evento ocorre no Sesi de Porto Velho até 5 de agosto. Na competição Hackathon, há uma forma colaborativa de criação de soluções tecnológicas e com propósitos sociais. No networking em que participa o grupo do estudante do Técnico em Informática do Campus Ji-Paraná, Matheus Fernandes da Luz, eles buscarão desenvolver uma aplicação tecnológica para poder ajudar o Poder Judiciário a acelerar o serviço. “Tem dois temas, o primeiro é melhorar o acesso à informação ou a celeridade dos serviços. O projeto que estamos desenvolvendo é para acesso à informação. Os conciliadores que fazem o intermédio dos processos e do juiz, e o nosso sistema vai fazer essa ponte entre eles, para melhorar a velocidade de atuação do gabinete”, esclarece Matheus.

No espaço Startup & Makers, estão representadas várias iniciativas de estudantes dos campi do IFRO, que divulgam suas propostas de startups. Willian Neimog cursa Engenharia Florestal no Campus Ji-Paraná e é um dos representantes da “Shower Sheap”. Ele explica que o sistema de irrigação contribui no trabalho dos produtores, para que “tenham acesso mais fácil e consigam correlacionar dados meteorológicos com previsões, nisso ele pode produzir mais e com maior qualidade, esse é o nosso projeto”.

Já na proposta do aplicativo desenvolvido pela equipe de Itamar Machado de Souza, do Campus Ji-Paraná, será observado o controle e a vida útil dos pneus de diferentes frotas de veículos. “Durante os anos que trabalho como motorista consegui observar que há uma necessidade de gerenciamento preciso do pneu. O gerenciamento envolve rodízio, alinhamento, balanceamento, que contam no gerenciamento do pneu para ter uma durabilidade e retorno do que foi investido”.

O estudante do Curso Técnico em Informática, Miguel Junior, do Campus Cacoal, é um dos desenvolvedores do Mercado com Desconto. “Fazer compra no supermercado faz parte do cotidiano de qualquer pessoa e pesquisar por ofertas antes para saber onde é mais barato comprar, também. Só que é demorado ir de mercado em mercado, ou nos panfletos, para poder analisar onde é mais econômico comprar. Para isso, nós resolvemos criar uma plataforma chamada Mercado com Desconto, pois nós vamos disponibilizar as ofertas de supermercado da sua região. Ou seja, se fosse fazer uma pesquisa você pode pesquisar diretamente na plataforma e será possível saber em qual supermercado está mais barato determinado produto”, diz Miguel Junior.

A estudante do Técnico em Informática do Campus Cacoal, Heloísa Moraes Silva, representa o Projeto SAG (Sistema Agro Gerenciador). “No nosso campus há os cursos de Agropecuária e Agroecologia, e como há necessidade de ter rebanho, nós fizemos uma parceria entre agro e informática para poder unir esses cursos em um único projeto. O Sistema Agro Gerenciador vem facilitar a vida do pecuarista, com dificuldade de gerenciar seu rebanho de corte e de leite, para saber se está tendo lucro, engorda, se a quantidade de leite que está sendo produzida está sendo vendida. Como já existem alguns sistemas parecidos com este, o nosso traz algumas novidades, que é o fato dele ser usado no computador ou no mobile, podendo ser trabalhado online ou off-line”, responde Heloísa.

Geovana Oliveira da Silva, que também cursa o Técnico em Informática no Campus Cacoal fala sobre o SIGF (Sistema Integrado de Gestão de Frotas), que tem como principal objetivo auxiliar ao gestor no controle total de cada veículo. “O sistema é voltado para empresas públicas e privadas. Para órgãos públicos, nós temos como principal recurso a gestão de registros, no qual seguem normas de órgãos fiscalizadores como TCU e CGU, deixando totalmente transparente como está controlada a frota pública e como estão sendo feitos os investimentos e controlado os gastos nestas frotas”, afirma a estudante.

Além das atividades no Startup & Makers, o IFRO está em outras iniciativas. Do Campus Porto Velho Zona Norte, o Curso Superior em Redes de Computadores levou aproximadamente 50 alunos. Os estudantes participam de atividades variadas, como apresentação de projeto, participação como voluntários nas montagens dos equipamentos de redes e ouvintes nas palestras, dentre outras.

E o Campus Porto Velho Calama tem entre suas atividades a organização do campeonato de robótica, com criação de robô. O III Beiradeiro Robot Challenge prevê criação de robô autônomo capaz de interagir com o ambiente em que ele se encontra para realizar determinada tarefa.

• Dia_2-8-2018_IFRO_na_CPRO_1
  • Dia_2-8-2018_IFRO_na_CPRO_10