IFRO leva atividades e participantes para a Campus Party Rondônia

Publicado: Quarta, 01 de Agosto de 2018, 12h00 | Última atualização em Quarta, 01 de Agosto de 2018, 12h00

robótica

O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) está entre os parceiros na realização primeira Campus Party da Amazônia. O evento que inicia nesta quarta-feira (1), no Sesi de Porto Velho, é um dos maiores encontros de tecnologia, empreendedorismo e cultura maker do mundo. A expectativa é de que pelo menos 500 alunos do IFRO participem do evento. A 1ª Campus Party segue até 5 de agosto, sendo a primeira edição realizada no Norte do País.

O Instituto Federal estará representado entre outras atividades pela robótica, oficina de startups para iniciantes e realizará a divulgação das startups do IFRO selecionadas para o Startup & Maker. Na Campus Party Rondônia serão três diferentes áreas. Tendo no conteúdo Hackathon, Educação do Futuro, Espaço de Fazedores e Camping Wellness. Mais as iniciativas Desafios, Startup e Makers, Espaço de Drones e Campus Future.

O III Beiradeiro Robot Challenge é um dos subeventos coordenados por representantes do IFRO. Aberto nas categorias Resgate, Sumô Todos Contra Todos e Sumô, terá a participação de mais de cem competidores. As inscrições estão abertas até 2 de agosto no Grupo de Pesquisa Mecatrônica do Campus Porto Velho Calama. E as disputas ocorrerão no sábado (dia todo) e domingo (até meio dia).

Das startups vinculadas ao IFRO selecionadas para o programa Startup & Make estão representados os Campi Cacoal, Ji-Paraná e Porto Velho Zona Norte. Deste último campus, o empreendimento OkMed é pré-incubado pela Redinova/IFRO (Rede de Incubadoras de Empresas de Rondônia).

O Startup & Makers é destinado aos projetos inovadores de startups em estágio inicial ou avançado e, também, para os fazedores a fim de oferecer visibilidade ao movimento Maker do Brasil. Na Campus Party Rondônia 2018 a expectativa é selecionar 40 startups e makers para exporem seus projetos, além de participar de mentoria, networking e conteúdo educacional, com palestras e painéis.

No Palco Entrepreneurship & Startup, na sexta-feira, dia 03/08, às 13h45, será o horário da palestra do IFRO “A importância das aceleradoras e incubadoras de empresas para o desenvolvimento do Ecossistema de inovação em Rondônia”, que faz uma abordagem divertida de como aceleradoras, incubadoras de empresas e coworkings podem ajudar no desenvolvimento do Ecossistema de Inovação, em um Estado fora dos grandes centros de Inovação no Brasil e quais a principais dificuldades encontradas em Rondônia. Já no Palco Coders & Makers na quinta-feira (2), 13 horas, será a vez da palestra “Modelagem de Banco de Dados com PGModeler”.