Acadêmicos do IFRO poderão ser voluntários nas Eleições 2018

Publicado: Terça, 03 de Julho de 2018, 11h23 | Última atualização em Terça, 03 de Julho de 2018, 11h23

O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) é uma das entidades parceiras no projeto PGP (Apoio Logístico Voluntário) do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO). Os acadêmicos interessados em auxiliar a Justiça Eleitoral em Rondônia durante os dez dias antecedentes às eleições 2018 podem efetuar inscrição até o dia 20 de julho. Pelos serviços prestados, a Justiça Eleitoral em Rondônia disponibilizará aos estudantes, por meio das zonas eleitorais competentes, a emissão do comprovante da carga horária, atestando o período em que o universitário desenvolveu as atividades.

Com o comprovante do TRE, os estudantes do ensino superior terão horas de atividade complementar. Segundo o Diretor de Programas e Projetos de Extensão do IFRO, Sergio Francisco Loss Franzin, pelo acordo assinado no dia 26 de junho de 2018, compete ao IFRO apoiar na divulgação, assim como “incentivar a participação, incluindo-se o aproveitamento dos certificados do TRE nas atividades acadêmico-científico-culturais. Também deve ser garantido o que prevê a lei, quanto ao direito a faltas justificadas e a folgas em dobro pelas horas trabalhadas”. Em data a ser marcada, ocorrerá uma webconferência com os chefes dos departamentos de Extensão nos campi para divulgar e esclarecer sobre o projeto.

Segundo informações do TRE-RO, entre as atividades desenvolvidas estão a organização de material da mesa receptora de votos, a cerimônia de geração de mídias e a preparação das urnas eletrônicas, a vistoria dos locais de votação, a montagem dos locais de votação, o treinamento de mesário, o suporte no dia da eleição, a transmissão de resultados do pleito e o transporte de urnas.

O intuito é o de melhorar o atendimento nas eleições gerais de 2018, tendo o acordo de cooperação sido assinado em Porto Velho com outras instituições de ensino superior, públicas e privadas. Os universitários poderão cumprir suas jornadas da seguinte forma: de 8h às 12h e das 14h às 18h, de 8h às 13h, ou de 13h às 18h. No dia da votação, a Justiça Eleitoral fará a distribuição dos auxiliadores de acordo com seus domicílios eleitorais.

A inscrição pode ser feita online neste link ou pessoalmente na zona eleitoral a que estiver vinculado. http://www.tre-ro.jus.br/eleicoes/eleicoes-2018/formulario-de-inscricao-para-apoio-logistico-voluntario