PIPEEX/IFRO: 6 vagas para mobilidade estudantil na Argentina, Colômbia e Portugal

Publicado: Terça, 05 de Junho de 2018, 08h55 | Última atualização em Terça, 05 de Junho de 2018, 08h55

Acadêmico Jean Carlos da Silva no intercâmbio na Argentina

Até 24 de junho estão abertas as inscrições para concorrer às vagas de mobilidade estudantil no PIPEEX/IFRO (Programa de Internacionalização da Pesquisa, Ensino e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia). Há oportunidades para o Instituto Politécnico de Bragança (Portugal), Universidad Nacional de La Plata (Argentina) e Universidad Nacional de Colombia (Colômbia).

Ao todo o Edital 20/2018 prevê o auxílio financeiro de R$ 72 mil, divididos entre seis vagas ofertadas para estudantes maiores de 18 anos. Os selecionados desenvolverão atividades de pesquisa ou de estágio, durante três meses, no período de 18 de setembro a 18 de dezembro de 2018. Para o IPB (Bragança - Portugal), há uma vaga para cursos de Bacharelados ou Licenciaturas e uma vaga para Tecnólogos. Na UNAL (Palmira - Colômbia), também as vagas estão divididas em uma para Bacharelados ou Licenciaturas e uma para Tecnólogos.

O diferencial da mobilidade na Colômbia é que o estágio é de quatro meses (18 de agosto a 18 de dezembro de 2018). E para UNLP (La Plata - Argentina), serão selecionados dois acadêmicos de Bacharelados ou Licenciaturas para desenvolver projetos de pesquisa.

Segundo a Coordenadora do Núcleo de Internacionalização (NII/IFRO), Elizangélica Fernandes da Silva, “esta é uma excelente oportunidade para o acadêmico desenvolver as competências e habilidades adquiridas durante o curso em um cenário diferenciado, onde terá capacidade de desenvolver sua autonomia e aliar conhecimento teórico e prático”. Outro edital que deve ser lançado ainda este ano por meio do PIPEEX é o destinado aos estudantes do nível médio.

Ao participar do PIPEEX, os estudantes além da atividade principal desenvolvida, seja pesquisa ou estágio, mediante a anuência do orientador, poderão participar de projetos, grupos de trabalho, monitorias, eventos científicos, culturais, desportivos, viagens de estudo, entre outros.

Para conferir requisitos, etapas, responsabilidades e compromissos, é necessário acessar o Edital nº 20/2018, que está publicado neste Link.