Alunos do IFRO publicam artigos científicos em revista

Publicado: Terça, 29 de Março de 2016, 09h36 | Última atualização em Terça, 24 de Mai de 2016, 15h11

Seis artigos produzidos por alunos do Curso Técnico Integrado de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, foram publicados no suplemento da revista científica South American Journal of Basic Education, Technical and Technological da Universidade Federal do Acre (UFAC).

Os trabalhos são oriundos do Curso de Formação Inicial e Continuada Química Ambiental – Consolidando Saberes, ofertado no segundo semestre de 2015, para os alunos do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio do IFRO.  “A proposta dessa atividade foi propiciar condições para que os alunos pudessem ser protagonistas de todo o processo. Não queríamos um modelo passivo, onde todas as propostas partissem de nós. Os participantes foram desafiados a pensar e a buscar novos caminhos”, explicou a professora Jamile Mariano Macedo Taborda, coordenadora do projeto.

Os trabalhos foram desenvolvidos pelos alunos, a partir de ações interdisciplinares entre o IFRO e instituições parceiras, como o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Universidade Federal de Rondônia (Unir) e o Centro de Pesquisa em Medicina Tropical (Cepem).

Segundo Bruno Henrique Silva Rodrigues, autor de um dos artigos, “a publicação dos artigos científicos do Projeto de Química Ambiental ‘Consolidando Saberes’ mostra a importância de unir duas bases do Instituto Federal, ou seja, a pesquisa e o ensino, motivando tanto os discentes do Curso Técnico em Química como os estudantes de outras áreas”.

Para Daniel José Nascimento Braga, hoje aluno egresso do Curso Integrado de Química “a publicação do artigo em uma revista de peso nacional, é de extrema importância para o meio acadêmico. Esta conquista é resultado do duro trabalho realizado pelos discentes do curso”, finalizou.

Curso de Formação Inicial e Continuada Química Ambiental

O objetivo do FIC foi promover o aprimoramento das técnicas e assuntos abordados ao longo do curso técnico, com o enfoque ambiental, por esta temática proporcionar ações de intervenção na realidade dos alunos, reforçando o desenvolvimento da identidade profissional, bem como a reflexão do papel social e cidadão do técnico em química.

Ao longo do curso, como avaliação final, os participantes foram desafiados a localizar situações-problemas no município e elaborar um projeto, a fim de promover uma intervenção ou estudo, com base na tríade Ensino-Pesquisa-Extensão.

Foram propostos seis projetos, os quais foram supervisionados por profissionais da área técnica do próprio campus ou das instituições parceiras. “A mensagem que desejamos transmitir, é que os novos profissionais vão se deparar com muitos desafios e antes de agirem, devem se lembrar que também são cidadãos, capazes de interferir na realidade local, encontrando os pontos que merecem atenção e buscando soluções para melhorias na sua localidade”, concluiu a professora Jamile Taborda.

Os artigos podem ser lidos no seguinte link.