IFRO recebe visita de representantes da Secretaria de Agricultura de Rondônia

Publicado: Terça, 22 de Março de 2016, 09h41 | Última atualização em Terça, 22 de Março de 2016, 09h41

Representantes da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária do Estado de Rondônia (Seagri –RO) estiveram na manhã de hoje (21), na Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), apresentando propostas de parcerias entre as duas instituições. A pauta da reunião trouxe assuntos referentes à capacitação de agricultores em cooperativismo, a aquisição de alimentos provenientes da agricultura familiar para uso na merenda escolar e pesquisa sobre situação fundiária e mercado consumidor estadual.

Segundo a secretária adjunta, Mary Braganhol, a proposta de pesquisa a ser realizada pelo IFRO para verificar as demandas dos mercados locais permitirá o direcionamento da produção agrícola em cada região.  “Nós trabalhamos com o crédito fundiário, onde o governo disponibiliza recurso através de financiamento para que o agricultor compre sua terra. O agricultor, ao adquirir sua terra, vai precisar saber o que pode produzir e o que vai ter mercado. E essa parceria com o IFRO, realizando a pesquisa, possibilitará a potencialização da produção local”, explicou.

O Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, sinalizou positivamente quanto à realização da pesquisa, informando que a instituição já possui pesquisadores que trabalham com a questão da agricultura familiar. “Estamos implantando o Observatório do Mundo do Trabalho que faz justamente o levantamento das demandas do Estado, mas de forma específica para cada microrregião. Então o IFRO tem condições de atender a essa solicitação”, reforçou.

Outra demanda apontada pela secretária adjunta durante o encontro foi a necessidade de capacitação de agricultores em questões relacionadas ao cooperativismo e associativismo. Para essa questão o reitor destacou que o IFRO tem estrutura pronta e consegue atender de forma presencial e também tem a possibilidade de trabalhar a oferta de um curso no Estado por meio da educação a distância.

A aquisição de alimentos provenientes da agricultura familiar, a serem utilizados na merenda escolar do IFRO também foi abordada.  “Precisamos fazer essa ponte entre o consumidor e o agricultor que produz, para que possamos dar esse atendimento para o IFRO e para o agricultor vender a sua produção”, destacou Mary.  O reitor encaminhou a demanda para a Pró-Reitoria de Administração que ficou responsável de manter contato com a Seagri para tratar do assunto.