IFRO é representado em Encontro de Avaliação do Mediotec

Publicado: Segunda, 05 de Março de 2018, 15h38 | Última atualização em Segunda, 05 de Março de 2018, 15h41

Mediotec 31

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) participou nos dias 21 e 22 de fevereiro, em Brasília, do Encontro de Avaliação do Mediotec, ação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que oferece cursos técnicos simultâneos ao ensino médio, para alunos regularmente matriculados nas redes públicas de educação.

O evento, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), reuniu aproximadamente 100 participantes da rede pública de ensino de todo o país para avaliar o primeiro ano de implementação da política. O IFRO foi representado no evento pelo Diretor de Educação a Distância, Adonias Soares da Silva Júnior. “O encontro debateu as oportunidades de aprendizagem que o programa levou aos estudantes e como o mesmo pode ser melhorado para influenciar ainda mais a vida das pessoas”, destacou o docente.

Segundo Adonias, o encontro serviu para afinar as ações do Mediotec, bem como para avaliar, juntando os ofertantes e os demandantes para saber quais foram os elementos, as ações que funcionaram melhor, onde o MEC pode apoiar na melhoria das ações, entender o que fez sucesso e o que pode ser aperfeiçoado. “Na oportunidade, como rede federal ofertante, tivemos um contato mais próximo aos demandantes, buscando de forma conjunta propor alternativas para tornar a política mais eficiente”, disse.

Destaque

De acordo com Adonias, outro fator relevante do encontro e importante para o IFRO foram os relatos de experiências exitosas. Dentre as cinco instituições selecionadas em todo o país para apresentação, o Instituto Federal de Rondônia foi um dos escolhidos. Na oportunidade foi apresentado pelo Professor Adonias Soares o projeto de ensino “A monitoria como apoio no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Matemática Financeira” desenvolvido no Curso Técnico em Finanças (Mediotec), no Campus Porto Velho Zona Norte, pelas autoras Professoras Danielli e Patrícia.

Encaminhamentos

Durante o encontro, foi aplicada com os participantes a matriz SWOT (ferramenta da Administração) que permitiu identificar os pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades do Programa Mediotec.

No decorrer do debate dos temas propostos no encontro, foram realizadas as seguintes dinâmicas de avaliação: formas de divulgação dos cursos para facilitar o processo de escolha e definição pelos alunos e evitar a evasão devido a uma escolha pouco embasada; seleção do público, que deve considerar características socioeconômicas, como maior vulnerabilidade econômica e social e psicológicas, como atividades de interesse; acompanhamento psicossocial e pedagógico; processo de pactuação; e acompanhamento de evasão e da oferta.

Os participantes avaliaram os pontos positivos e sugestões de mudança apresentados durante as dinâmicas, elaboradas a partir de um documento norteador do Mediotec, bem como o próprio sistema de monitoramento do programa, o qual será disponibilizado a todos.

Sobre o Mediotec

O MedioTec constitui-se numa ação de aprimoramento da oferta de cursos técnicos concomitantes para o aluno regularmente matriculado no ensino médio regular nas redes públicas estaduais e distrital de educação, como uma proposta de fortalecimento de uma formação profissional com produção pedagógica específica para o público atendido e em parceria com os setores produtivos, econômicos e sociais.

O MedioTec é executado em parceria com a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) e as Redes Públicas Estaduais e Distrital de Educação (RPEDE), além das instituições privadas de ensino técnico de nível médio e tem, dentre outros objetivos, garantir que o estudante do ensino médio, após concluir essa etapa de ensino, esteja apto a se inserir no mundo do trabalho e renda. As vagas dessa nova ação são definidas a partir do mapeamento das demandas do mundo do trabalho e renda, inclusive considerando as necessidades futuras.

Os cursos ofertados estarão dentro de um universo mapeado em razão das demandas do mundo do trabalho e renda, consideradas as prospecções de crescimento econômico e social das regiões do país, proporcionando maior sinergia entre esses cursos e as demandas. “Temos 734 alunos matriculados, com oferta de cursos nos Campi Porto Velho Zona Norte, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná e Vilhena. Temos previsão de pactuação de novas ofertas para o segundo semestre de 2018”, informou Adonias.

Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!

Debug: specified directory - https://portal.ifro.edu.br/images/Jornalismo/03_Marco_2018/05.03.18/mediotec_