Estudantes receberam os livros didáticos para novo triênio

Publicado: Terça, 27 de Fevereiro de 2018, 12h45 | Última atualização em Quarta, 28 de Fevereiro de 2018, 11h45

Distribuição em Ji Paraná entrega dos livros didáticos no início do ano letivo 1

Os estudantes dos cursos integrados ao Ensino Médio do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) estão recebendo as coleções didáticas enviadas pelo Ministério da Educação (MEC) para os próximos três anos. Os livros englobam os componentes curriculares: Língua Portuguesa, Matemática, Língua Estrangeira Moderna (Inglês e Espanhol), Física, Química, Biologia, Filosofia, Geografia, História, Arte e Sociologia.

No Campus Porto Velho Calama, 820 estudantes dos cursos técnicos em Química, Informática, Edificações e Eletrotécnica receberam os livros: de 7 a 9/02 os de primeiros anos e de 19 a 22/02 os matriculados nos segundos e terceiros anos. Uma comissão foi instituída por meio de portaria para a entrega dos livros, sendo a biblioteca o aporte físico para este trabalho. Segundo informações da Coordenação de Biblioteca, os livros que são reutilizáveis devem ser devolvidos ao final do ano, em bom estado de conservação, para serem utilizados por outros alunos no próximo período letivo.

A Presidente da Comissão no Campus Porto Velho Calama, Roseni Santos, destaca que diferentemente dos anos anteriores os livros das disciplinas de Inglês e Espanhol não são consumíveis, ou seja, devem ser devolvidos. Somente os livros de Artes, Sociologia e Filosofia podem ser mantidos com o aluno ao final do ano letivo.

O Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD) foi criado em 1985, e tem como objetivo a distribuição de obras didáticas aos estudantes da rede pública de ensino brasileira. Para o triênio 2018- 2020, em parceria entre o MEC com 11 universidades, foram avaliados em 2017 mais de 160 coleções de 12 componentes curriculares diferentes.

Quando do período de escolha por parte das escolas, conforme a Assessora de Bibliotecas do IFRO, Cledenice Blackman, a Reitoria realizou apoio no cadastro e na escolha das obras e os campi foram orientados quanto a reserva técnica em caso de não ter o quantitativo para atender aos discentes de 2018 em diante. “Os campi do IFRO realizaram a escolha no período de 23/08 a 04/09/17, por intermédio do Sistema PDDE interativo (Programa Dinheiro Direto na Escola). Os diretores-gerais escolheram os livros didáticos, que começaram a chegar em janeiro deste ano”.

Dia Nacional do Livro Didático

A data de 27 de fevereiro é dedicada ao Dia Nacional do Livro Didático. Para as instituições de ensino, esta é uma ferramenta que auxilia no processo de aprendizagem e no desenvolvimento do aluno como ser humano. A Professora de Língua Portuguesa do Campus Ariquemes, Nereida Machado, confirma essa possibilidade de se traçar estratégias de ensino com apoio do livro didático, para ela ele “representa um importante suporte tanto para o professor, quanto para o aluno, que podem nortear-se por meio do material”.

Para a bibliotecária Cleuza Diogo Antunes, do Campus Ji-Paraná, o livro didático além de ser importante no suporte da prática educativa, tem a vantagem de ser criteriosamente escolhido para que possa contribuir para a formação de cidadãos críticos, abrangendo conteúdos curriculares de respeito aos direitos humanos e à diversidade presente na sociedade. “O IFRO é contemplado com livros didáticos para o Ensino Médio. A biblioteca é responsável pelo recebimento, organização, distribuição e controle desses livros. Este ano se inicia o triênio 2018-2020, sendo que o campus recebeu 8.227 livros novos que foram organizados e distribuídos para os professores e alunos. Graças ao empenho da equipe de servidores da biblioteca a entrega foi realizada na segunda semana de aula”. Cleuza Antunes também enfatiza que os alunos receberam orientação da equipe sobre a importância de conservar e devolver os livros reutilizáveis ao final do ano letivo.

A Bibliotecária/Documentalista do Campus Vilhena, Marlene Fouz da Silva, reafirma a necessidade de manter com cuidado o livro didático. “O livro didático é uma ferramenta indispensável no ensino pedagógico, pois contribui para o desenvolvimento da leitura, do conhecimento, da compreensão, interpretação e execução dos conteúdos ministrados em sala de aula, auxiliando o aluno em suas atividades tanto em sala, quanto em casa”.

No Campus Vilhena os estudantes também foram orientados quanto aos cuidados necessários para a boa conservação dos livros. E na quinta, dia 26, ocorreu a reunião com os pais, constando entre outras pautas a importância da preservação e conservação do material, “pois no próximo ano outros alunos estudarão com ele, portanto, ao final do período letivo é necessário devolver os livros em boas condições de uso”, comenta Marlene Silva.

Segundo o Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) a trajetória do livro didático no Brasil remonta ao ano de 1929, quando o governo criou um órgão específico para legislar sobre essa área, o Instituto Nacional do Livro (INL).

• Biblioteca_de_Ariquemes_4
  • Campus_Vilhena_-_Bilbioteca_e_entrega_dos_livros_didáticos___10
  • Campus_Vilhena_-_Bilbioteca_e_entrega_dos_livros_didáticos___12
  • Campus_Vilhena_-_Bilbioteca_e_entrega_dos_livros_didáticos___2