Comitê de Ética em Pesquisa faz chamada para novos membros

Publicado: Sexta, 23 de Fevereiro de 2018, 18h45 | Última atualização em Sexta, 23 de Fevereiro de 2018, 18h47

Estão abertas as inscrições para novos membros do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (CEP/IFRO). A chamada pública encerra no dia 02 de março para as dez vagas disponíveis.

O Comitê possui necessidade de novos membros nas áreas de Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e Ciências Sociais, todas com duas vagas, sendo uma de titular e outra de suplente. Nas áreas de Ciências Humanas e Ciências Agrárias há vagas para suplente em cada uma delas.

Conforme a Secretária CEP/IFRO, Solimária Pereira Lima, a renovação de membros ocorre “de três em três anos, através da Chamada Pública, e em razão da saída de alguns membros, atualmente o Comitê encontra-se com déficit em algumas áreas. E para que ele possa continuar desenvolvendo suas atividades precisa da colaboração de pessoas que tenham interesse na pesquisa e que queiram atuar como membros do Comitê”.

O Comitê de Ética em Pesquisa do IFRO é um colegiado interdisciplinar e independente. Sendo necessária a sua existência dentro das instituições que realizam pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil. Conforme as Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos, o CEP deve defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos.

“É muito importante que os pesquisadores do IFRO se inscrevam, pois o Comitê de Ética é o órgão responsável pela análise das pesquisas envolvendo seres humanos junto ao Conselho Nacional de Saúde”, conclui Solimária.

Para se inscrever nesta chamada o interessado deverá enviar e-mail, com Ficha de Inscrição, disponível AQUI, devidamente preenchida e assinada para o seguinte endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..