Demandas para a Comunicação devem ser feitas via Portal do IFRO

Publicado: Sexta, 23 de Fevereiro de 2018, 12h36 | Última atualização em Sexta, 23 de Fevereiro de 2018, 14h42

Comunicação

O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) iniciou um novo canal de comunicação e solicitação de materiais gráficos, notícias e subsídio a eventos e cerimonial. O espaço é aberto a servidores de todas as unidades do Instituto, assim como a alunos e público externo.

A partir do lançamento da nova ferramenta da Assessoria de Comunicação e Eventos (ASCOM/IFRO), o atendimento às solicitações de matérias jornalísticas, artes gráficas/eletrônicas e cerimoniais de eventos passa a ser exclusivamente realizado mediante o preenchimento dos formulários. Demandando os setores de Programação Visual, Jornalismo e Eventos, o canal também abre contato com os membros da equipe e ao trabalho conjunto no resguardo da identidade visual da instituição.

Há dois anos a comunidade foi chamada a contribuir mais com sugestões de notícias, por meio do preenchimento de uma ficha eletrônica que solicitavam detalhes na criação de notícias institucionais. “O formulário Seja Notícia no IFRO foi implantado inicialmente em agosto de 2016 e hoje conta com 709 sugestões de pauta enviadas pelas coordenações de comunicação nos campi, servidores e alunos. A ferramenta também se mostrou extremamente eficaz, pois democratizou a participação, tornou a publicação mais eficiente e efetiva, impactando positivamente na imagem do IFRO na imprensa regional. A experiência foi tão positiva que estamos implantando o sistema também para as áreas de programação visual e eventos”, conclui a Assessora de Comunicação e Eventos do IFRO, Janaina Ferri Candéa Saldanha.

Ligada à Reitoria, a ASCOM/IFRO atua no planejamento, promoção, coordenação e avaliação das atividades de comunicação social, incluindo ações de assessoria de imprensa, publicidade, eventos, produção gráfica, relações públicas, no meio digital e eletrônico. A meta é levar aos diversos públicos informações de qualidade e de relevância sobre as dez unidades (reitoria e nove campi) do Instituto Federal de Rondônia.

A Assessoria de Comunicação e Eventos é responsável pela produção de matérias jornalísticas e de materiais gráficos, alimentação e gerenciamento dos sites e das mídias sociais do IFRO, cerimonial e suporte organizacional, produção de periódicos, clipping de notícias e publicação de editais. “O objetivo da implantação da página da comunicação no portal institucional é facilitar o acesso aos produtos e serviços desenvolvidos pela Assessoria e, além disso, incentivar os servidores e alunos a contribuir no processo de construção das notícias. Essas ações fazem parte dos projetos para consolidação da comunicação e, consequentemente, o fortalecimento da identidade do IFRO junto aos públicos estratégicos”, explica a Assessora.

Estão disponíveis ainda no Portal itens da Identidade Visual do IFRO: como os logotipos oficiais do IFRO e dos campi e também de materiais e eventos, assim como possíveis modelos de material eletrônico para usos nas redes sociais. A página da Comunicação está disponível no menu de serviços, na página principal. http://portal.ifro.edu.br/comunicacao