IFRO recebe visita do Cônsul Geral de Cuba na Região Norte

Publicado: Quarta, 16 de Março de 2016, 08h28 | Última atualização em Quinta, 17 de Março de 2016, 08h28

O Cônsul Geral de Cuba na Região Norte do Brasil, Turcios Miguel Lôpez, visitou na quarta-feira (16), a Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), em Porto Velho (RO). O objetivo da visita foi estabelecer ações em conjunto com a instituição, em especial, o intercâmbio educacional entre os dois países.

Durante o encontro o Cônsul Geral, Turcios Miguel Lôpez, expôs o funcionamento do sistema de ensino cubano, destacou o grande capital humano presente em Cuba e as potencialidades em diversas áreas, entre elas medicina e biotecnologia. Também foram citadas as parcerias já firmadas com outras instituições educacionais da região Norte sinalizando para a possibilidade de intercâmbio de professores, pesquisadores e alunos do IFRO e de instituições de ensino cubanas.  “Capital humano nós temos e vejo a possibilidade de partilhar e de firmar acordo tanto para trazer profissionais para atuar no Brasil, como também para enviá-los para Cuba”, frisou Turcios.

O Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, apresentou a estrutura e o funcionamento da instituição, destacou as áreas de atuação da rede federal de ensino no Estado de Rondônia e sinalizou positivamente para futuras parcerias. “Já temos parcerias com alguns países, como a Colômbia, e a proposta da Setec [Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica] é de que seja dada a prioridade para países da América Latina. Temos interesse tanto na vinda de pessoal para trabalhar no ensino, desenvolver pesquisas junto com os grupos do instituto e também enviar alunos e professores-pesquisadores”, explanou.

A Assessoria de Relações Internacionais do IFRO ficou responsável por estabelecer contato com o Consulado de Cuba no Brasil e apontar as áreas de interesse da instituição no que se refere a ensino e pesquisa, para possíveis parcerias entre os dois países.