Alunos do IFRO são classificados para a Olímpiada Norte/Nordeste de Química

Publicado: Terça, 08 de Março de 2016, 09h58 | Última atualização em Quinta, 18 de Mai de 2017, 10h29

Alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, foram classificados para participar da Olímpiada Norte/Nordeste de Química (ONNeQ). O evento deve acontecer no dia 21 de maio, às 14 horas. Os 10 estudantes selecionados participaram da X Olimpíada Rondoniense de Química (ORQ), evento integrante do Programa Nacional Olimpíadas de Química.

Dentre os classificados está o estudante do curso técnico em Química, Petrus Calixtro Dias. “A minha classificação para a etapa Norte-Nordeste através da X Olimpíada Rondoniense de Química, me inspirou, capacitou e despertou mais ainda para o estudo e interesse na área de Química”, salientou.

Outro aluno do curso técnico de Química, do Campus Ji-Paraná que vai representar o IFRO na Olímpiada Norte/Nordeste de Química é Tiago de Oliveira Lima. O estudante disse ter ficado surpreso ao abrir o site do concurso e ver que havia conquistado a primeira colocação. “A medalha de ouro me incentiva cada dia mais a estudar química, pois, há um tempo eu desejava ser médico e hoje penso, em seguir na área de química. Isso não seria possível sem o incentivo da ORQ, mas, acima de tudo, dos professores”, lembrou o jovem.

Olimpíada Rondoniense de Química

Estimular o ensino, o estudo e a pesquisa no campo da Química e descobrir jovens com talento e aptidões para o estudo na área são alguns dos objetivos da Olimpíada Rondoniense de Química (ORQ). Evento integrante do Programa Nacional Olimpíadas de Química, caracterizado como uma atividade de extensão de cunho cultural, que tem apoio dos Institutos Federais (IFs), Universidade Federal de Rondônia (Unir) e Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Durante a competição olímpica os alunos fazem um exame teórico único, contendo 10 questões de múltipla escolha para as modalidades A, B e C, além de duas questões analítico-expositivas.