Escola de Conselhos realizou primeira reunião ordinária

Publicado: Terça, 08 de Março de 2016, 09h57 | Última atualização em Quarta, 09 de Março de 2016, 10h00

Na semana passada, o Grupo Gestor da Escola de Conselhos Tutelar e de Direitos da Criança e do adolescente se reuniu na Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) para a primeira reunião ordinária. Participaram do encontro representantes do Ministério Público do Estado de Rondônia (MP-RO), da Secretaria de Estado de Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) e da Associação dos Conselheiros Tutelares do Estado de Rondônia (Actron).

Dentre os temas abordados, foram discutidos sobre as próximas turmas da escola de conselhos, no módulo presencial, editais de seleção para capacitadores da Escola de Conselhos 2016 e o calendário de reuniões do grupo gestor. A Pró-Reitora de Extensão, Maria Goreth Araújo Reis, ressaltou a importância da parceria do grupo gestor e do apoio dos órgãos presentes “tem sido fundamental para o desenvolvimento e sucesso das ações”, disse. Durante a reunião foram apresentados relatórios de prestação de contas do exercício de 2015 e do Termo de Referência e Plano de Trabalho para o exercício de 2016. “Foram discutidas as ações, procedimentos e encaminhamentos para efetivar a atuação da Escola de Conselhos frente à formação dos novos Conselheiros Tutelares e de Direitos da Criança e do Adolescente”, concluiu Goreth.

Escola de Conselhos de Rondônia

O Núcleo de Formação Continuada de Conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselheiros Tutelares do Estado de Rondônia – Escola de Conselhos IFRO foi implantada em Rondônia em 2012. Tem como principal objeto a formação continuada dos Conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselheiros Tutelares do Estado. A meta a cada curso é atender com a formação os 348 Conselheiros Rondônia, alcançando assim os 52 munícipios do estado. Uma das principais competências do IFRO é a de realizar a formação continuada para os Conselheiros através de cursos FIC – Formação Inicial e Continuada.

Os esforços têm sido dedicados para ampliar e fortalecer a atuação da Escola Nacional de Conselhos “não apenas no sentido de formar um número maior de conselheiros, mas também no sentido de abrir novas escolas nos Estados da federação onde as mesmas ainda não estão organizadas”, afirmou a coordenadora da Escola de Conselho no IFRO, Fernanda Oliveira Costa Góes. Ainda segundo ela, estão sendo feitos contatos com outras instituições de ensino superior para estimular a elaboração de projetos de formação continuada.