Representantes do IFRO conquistam vitórias na 2ª Infoparty

Publicado: Quarta, 29 de Novembro de 2017, 20h05 | Última atualização em Quinta, 30 de Novembro de 2017, 17h15

Infoparty

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) esteve representado nas disputas realizadas durante a 2ª edição da Infoparty, em Porto Velho. Do Campus Porto Velho Calama as conquistas foram o primeiro e o terceiro lugar na categoria “Sumô todos contra todos” e o terceiro lugar na categoria “Sumô”. No evento realizado pelo Governo do Estado de Rondônia ainda ocorreram competições de robôs, games, startups, além das discussões de fomento tecnológico com a participação de diversos palestrantes.  Pela proposta deste ano, a Infoparty teve mais de 50 atividades em 48 horas ininterruptas, iniciadas no dia 17/11 e encerradas no domingo (19).

Segundo o Professor de Informática do Campus Porto Velho Calama, Rafael Pitwak, desde 2016 o IFRO é convidado a participar do evento. “Na primeira edição unimos o útil ao agradável, pois queríamos criar uma competição de robótica que detivesse a cara do nosso Estado, mediante isso o GP Mecatrônica do IFRO teve a ideia de criar o campeonato chamado Beiradeiro Robot Challenge, disputa que aconteceu em 2016 e em 2017”.

O professor Rafael faz parte do Grupo de Pesquisa Mecatrônica e comemora as três medalhas do Campus Porto Velho na disputa. “Neste ano, em relação ao ano passado, o Beiradeiro Challenger obteve um crescimento de aproximadamente 100% no número de inscrições de equipes. São três categorias (Resgate, Sumô e Sumô todos contra todos) e obtivemos um resultado muito positivo, tanto tratando-se de repercussão, com muitas escolas procurando o Instituto Federal para fazer parcerias em relação à robótica e muitas publicações da imprensa, como em premiação”.

Outra conquista ressalvada pelo professor de Informática, Marcel Leite Rios, foi na apresentação de proposta de aplicativo a ser usado pela Secretaria de Turismo de Rondônia.  “Foi um privilégio participar da 2ª edição da Infoparty, ainda mais competindo no Desafio de Inovação – Hackathon, que foi criado para que programadores desenvolvessem um aplicativo de turismo para o Estado de Rondônia. Ao todo, 24 equipes se inscreveram para participar do desafio, mas apenas sete passaram para a segunda fase de apresentação. Das sete equipes, apenas as três melhores propostas serão escolhidas para que o vencedor seja anunciado em janeiro de 2018”, explica Marcel.

No “Desafio de Inovação Infoparty 2017”, que criará o APP Turismo Rondônia, participaram programadores, desenvolvedores e inventores em geral. O objetivo é oferecer aos turistas informações sobre serviços, estabelecimentos, agenda cultural e entretenimento disponíveis em Rondônia, por meio de um banco de dados que poderá ser usado em celulares e tablets. “Nossa equipe, GoNew, está entre as sete equipes classificadas para a segunda etapa e agora estamos desenvolvendo o protótipo de MVP do aplicativo de turismo. No dia 1/12/17  apresentaremos o protótipo para a comissão de avaliação e nossa expectativa é de conseguir ficar entre os três primeiros colocados para disputar a etapa final em janeiro”, explica o docente do IFRO.

O acadêmico do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Matheus Alves da Silva, contribuiu na organização da Infoparty e mostra que esse “é o maior acontecimento de tecnologia da região, um momento singular, com muita adrenalina e emoção, principalmente, de ver o brilho das crianças ao entrarem na tenda. E a robótica, sem dúvidas, surpreendeu novamente em todos os aspectos”.

• InfoParty_1
  • InfoParty_2