Estudantes do IFRO são convidados a participar de evento em SP

Publicado: Sexta, 24 de Novembro de 2017, 14h15 | Última atualização em Sexta, 24 de Novembro de 2017, 14h15

Estudantes do Calama

Depois do bom desempenho na 20ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, receberam convite para participar de evento em São Paulo.

A atividade será em São José dos Campos (SP), dos dias 10 a 16 do próximo mês. Denominada “Jornada Espacial”, o evento terá como objetivo a integração dos estudantes do ensino médio de todo o país às pesquisas em astronáutica que ocorrem no Brasil e no mundo. Ocorrerão ainda visitas ao Instituto Tecnológico Aeroespacial (ITA) e ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), permitindo aos discentes a aquisição de conhecimentos através de minicursos e demonstrações de materiais e equipamentos aeroespaciais.

Farão a viagem para o estado São Paulo: Mariana Sena Bouez Bouchabki  (1° Edificações), Gregory Anziliero (3° Eletrotécnica), Quezia Nicolle Monteiro Tavares (2° Edificações), Amanda Carolina Candido Silva (2 º Química) e Samuel Clementino de Oliveira Rocha (2° Informática). Samuel diz que quando fez a prova sentia-se desacreditado, “pensava que todo o nosso envolvimento não resultaria em nada, porém, quando recebi a notícia, uma alegria infinita tomou conta do meu corpo inteiro e me fez pensar que valeu a pena todo o nosso esforço em buscar novos conhecimentos, participando e passando dias inteiros na escola”.

Em Porto Velho, foi realizado no Campus Calama o Projeto de Ensino e Aprendizagem “Viajando pela Astronomia e Astronáutica”, voltado à complementação do conteúdo escolar de discentes da educação básica (Ensino Médio) e à disseminação dos conhecimentos que estão relacionados com a imensidão do universo. Houve ainda palestras educativas com o objetivo de apresentar os conceitos de astronomia e astronáutica, realização de oficinas e atividades lúdicas envolvendo os conceitos que foram colocados nos encontros planejados e observações noturnas no céu. Participaram os professores Celso José Roberto Soares Júnior, Hualan Patrício Pacheco e Tarso Leandro Holanda Leite.

Durante a 20ª OBA caíram especialmente questões de astronáutica. A prova foi realizada em maio deste ano pela Sociedade Astronômica Brasileira. “Este ano, foi realizado no Instituto o projeto de extensão Viajando pela Astronomia – Preparatório OBA. Acredito que este projeto tenha contribuído como influência para vários alunos. Espero que possa ser realizado novamente nos anos seguintes. Espero ainda que, com essa experiência, outros alunos se interessem pela área da ciência e estejam contribuindo, no futuro, para o crescimento científico de nosso país”, afirma Quezia Tavares

O Professor de Física, Hualan Pacheco, mostra que “é uma grande oportunidade anual e que havia se tornado rara ao Instituto Federal de Rondônia - Campus Porto Velho Calama, mas que este ano foi ofertada para cinco alunos que obtiveram desempenho satisfatório na avaliação da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. A mudança de abordagem dos docentes de Física do campus e a valorização desta avaliação nacional no cenário institucional permitiu a construção de conhecimento dos alunos e o convite para a participação no evento”. O docente frisa a importância do projeto de extensão Viajando pela Astronomia e Astronáutica, que contribuiu com os resultados alcançados.

Para o Coordenador do Curso Técnico em Edificações, Celso José, “ver os cinco alunos do IFRO obterem as maiores nota do Estado na prova da OBA é ter o reconhecimento da eficiência do projeto de extensão que foi executado antes da prova. Conforme o convite os alunos terão um experiência ímpar quando conhecer as grandes instituições em São José dos Campos, pois, as mesmas são destaques em tecnologia no país”.