Técnico em Alimentos está na novidade do Campus Jaru

Publicado: Quinta, 23 de Novembro de 2017, 10h23 | Última atualização em Quinta, 23 de Novembro de 2017, 10h23

Foto Campus Jaru

O Processo Seletivo Unificado 2018/1 (PSU) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, traz como novidade o Curso Técnico em Alimentos. São 40 vagas para o ensino presencial, no turno matutino. Em 2018 inicia ainda a primeira turma do Curso Técnico em Segurança do Trabalho na modalidade Integrado ao Ensino Médio, no período vespertino, com 40 vagas.

“A partir desse momento, o aluno vai poder fazer o ensino médio e também o ensino técnico, tudo no nosso Campus Jaru. Ele vai sair depois de três anos, que é a duração desses cursos, já com essa dupla diplomação, de nível médio e profissional. Nós vamos oferecer de manhã uma turma de Técnico em Alimentos, que é um profissional que elabora novos produtos alimentícios, acompanha a produção e o armazenamento e também faz a parte de fiscalização”, explica do Diretor-Geral do Campus Jaru, Renato Delmonico. Ele complementa que Jaru é uma região que tem muitos laticínios e frigoríficos, sendo “essa parte de alimentos muito forte no município, havendo demanda para esse profissional. Trouxemos esse curso para a comunidade visando essa empregabilidade. Nós sabemos que no País a base alimentar é muito forte e precisa desse profissional que ajude a aperfeiçoar cada vez mais essa produção”.

“À tarde, vamos oferecer o Curso Técnico em Segurança do Trabalho, que é um profissional que atua em quase todos os estabelecimentos de médio e grande porte, porque há uma obrigação legal. Dependendo do grau de periculosidade e do número de trabalhadores, há legislação que obriga a ter esse profissional, às vezes até mais de um dentro de uma mesma instituição, que ajude a fiscalizar todos os meios e condições de trabalho, montar fluxos e cuidar do ambiente para que seja saudável. Facilita tanto a vida do trabalhador como da empresa, minimizando impactos negativos e acidentes”, afirma o Diretor.

Para ambos os cursos técnicos há boas perspectivas de empregabilidade, tendo em vista a procura dentro do estado. No IFRO, o Campus Jaru é o único que oferece o Curso Técnico em Segurança do Trabalho. Já para quem finalizou o Ensino Médio, há opção para cursar a modalidade subsequente, em um ano e meio realizar as disciplinas técnicas e ter as mesmas atribuições nessa condução do trabalho ao concluir o curso.

O Curso Técnico em Segurança do Trabalho Subsequente ao Ensino Médio também oferta 40 vagas. “Além de ter essa qualidade do ensino, nós trabalhamos com o tripé ensino, pesquisa e extensão. Então, nossos alunos desde que entram na instituição são motivados a trabalhar com pesquisa científica, desenvolver novos produtos e fazer parte de diversas atividades de extensão com a comunidade, para mostrar o que é desenvolvido dentro da unidade e devolver para a sociedade. Temos alunos que já registraram patentes de produtos inovadores junto com os professores. Sempre trabalhamos alinhados com esses três setores, porque favorece o desenvolvimento enquanto pessoa desse profissional”, comenta Renato Delmonico.

O Instituto ainda oferece todo um suporte para esse estudante “com assistência estudantil, programas de intercâmbio, já tivemos diversos alunos que fizeram intercâmbio fora do País, em Portugal, Colômbia, entre outros. Oportunizamos a esse estudante a possibilidade de participar de diversos eventos, diversas atividades que aprimoram, ainda mais, o conhecimento que eles têm da parte profissional e do núcleo médio também”, conclui o Diretor.

PSU 2018/1

Para mais informações sobre o Processo Seletivo Unificado 2018/1 do IFRO, os candidatos podem procurar a página: http://selecao.ifro.edu.br/index.php/unificado

Ou acessar diretamente cada modalidade de ensino em:

Subsequente

Integrado