Professores do IFRO retornam ao Brasil após capacitação na Finlândia

Publicado: Quarta, 08 de Novembro de 2017, 18h16 | Última atualização em Quinta, 09 de Novembro de 2017, 10h23

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) teve dois professores participando de capacitação na Finlândia. Eles foram selecionados para retornar ao país europeu em iniciativa coordenada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC) com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os professores Sheylla Chediak e Antonio dos Santos Júnior do Campus Porto Velho Calama fizeram curso de 7 de agosto a 1 de setembro de 2017, por meio do Programa FiTT (Finnish Training the Trainers) . A formação possui carga horária de 140 horas, sendo 120 horas presenciais e 20 a distância. Esta foi a quarta etapa de um programa de internacionalização da educação profissional brasileira, que previamente envolveu a capacitação de professores em diferentes modelos de educação profissional praticados no Canadá, Reino Unido e Finlândia. Todos esses cursos de formação foram um investimento da SETEC na capacitação de docentes da Rede IF.

Ambos os programas seguem os princípios: a aprendizagem ativa; aprendizagem centrada no aprendiz; aprendizagem baseada em projeto (ABP) e a avaliação formativa. “Nessa última etapa foi planejado um programa de formação de professores, que será desenvolvido em duas etapas. O primeiro é o BraFF (Brasileiros Formando Formadores) e ele tem o objetivo de promover a formação de multiplicadores para a construção do currículo baseado em competências para a Educação Profissional Brasileira. Nele, serão capacitados cerca de 147 professores participantes de programas internacionais (Finlândia, Canadá e Reino Unido). Os multiplicadores em formação irão desenvolver a versão final do currículo para formação de profissionais em Educação Profissional e Tecnológica, o qual será a base da segunda etapa, chamada ProFuturo. Essa segunda formação tem a ambição de capacitar dois mil profissionais de EPT e servir de base para o desenvolvimento da formação de profissionais da educação profissional no Brasil”, explica o professor Antonio.

Sheylla Chediak complementa: “O FiTT, BraFF e ProFuturo fazem parte de um conjunto de iniciativas da Setec para a formação continuada em rede do professor. Tais iniciativas são inovadoras por sua natureza sustentável, tendo em vista que professores aprendem com outros professores e buscam melhorar sua prática docente, com foco na promoção de uma educação cada vez melhor que conduza o estudante para uma formação que realmente possa fazer a diferença positiva em sua vida e para a sociedade. No final das contas, somos todos sonhadores. Em tempos de crises globais em vários setores, buscamos formas de superação. A Educação é nosso instrumento de luta.”

Nesta segunda experiência na Finlândia, foram produzidos dois vídeos, que podem ser acessados em:

Currículo Fora da Caixa

Apresentação BraFF