Estudantes do IFRO são campeões na Mostra Brasileira de Foguetes

Publicado: Quarta, 08 de Novembro de 2017, 10h30 | Última atualização em Quarta, 08 de Novembro de 2017, 10h39

Competição Brasileira de Foguetes 2

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, teve estudantes campeões na etapa nacional da 11ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), realizada de 31/10 a 03/11 em Barra do Piraí (RJ). A iniciativa é aberta aos alunos de escolas públicas e particulares do Ensino Fundamental e Médio, contando com a presença de Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro, além de engenheiros da Agência Espacial Brasileira, entre outros profissionais.

Com o desempenho de 142,2 metros, foi possível trazer o troféu de campeão. Em 2017, os campeões receberão material didático e troféus no formato do foguete russo Soyuz.

“A participação da XI Jornada de Foguetes foi uma oportunidade única, possibilitando a troca de experiências e o aumento do conhecimento acerca da construção de foguetes movidos a vinagre e bicarbonato de sódio. Além disso, mostrou-se como uma chance de representarmos o IFRO Campus Porto Velho Calama em escala nacional. Tais atividades são uma forma de estímulo ao aprendizado prático envolvendo o ramo da astronomia e astronáutica. E, durante o evento, pudemos estar diante de grandes nomes destas áreas. Sendo assim, somos gratos a todo corpo docente do IFRO por terem ofertado esse projeto, aos discentes que contribuíram com a doação de materiais para os testes, como também aos departamentos que forneceram recursos para o custeio das despesas. E que isto sirva de inspiração para as várias outras edições da MOBFOG que estão por vir”, relatam os competidores Emílio Gabriel dos Santos, Leandro de Souza Carvalho e Rafael Alves de Oliveira.

O professor Hualan Patrício Pacheco explica que a atividade tem como finalidade avaliar a capacidade dos jovens de construir e lançar, o mais longe possível, foguetes feitos de garrafa pet. Os estudantes participaram da seleção do Campus Porto Velho Calama no mês de maio deste ano, quando haviam participado cerca de 50 alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio.

Para participar da competição, os estudantes estudam o funcionamento e a concepção de projetos que envolvem conceitos multidisciplinares, incluindo o estudo de reações químicas e de princípios de estequiometria, bem como a pressão atmosférica e movimentos de projéteis.

• Competição_Brasileira_de_Foguetes_1
  • Competição_Brasileira_de_Foguetes_2