Parceria destina 25 novas vagas no MEPE/UNIR para servidores do IFRO

Publicado: Quarta, 25 de Outubro de 2017, 15h16 | Última atualização em Quarta, 25 de Outubro de 2017, 16h33

A terceira parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) e a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) oferta 30 vagas para o Mestrado em Educação Escolar (MEPE). São 25 vagas para servidores do IFRO e cinco para atender a demanda universal.  As inscrições iniciam no dia 28 de outubro e seguem até 8 de novembro de 2017.

“O trabalho desenvolvido até o momento na capacitação dos nossos servidores, junto ao MEPE, tem produzidos resultados de qualidade. Os servidores que já concluíram, hoje, executam suas atividades em sala de aula e/ou administração escolar, aplicando o conhecimento e resultados de projetos de pesquisas desenvolvidos durante o mestrado”, evidencia o Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFRO, Gilmar Alves Lima Junior.

A oferta desta nova turma de mestrado ocorre por meio do Termo de Cooperação Técnico-Científica entre as duas instituições públicas, com base no Art. 90 da Lei 9.394/96. O professor Gilmar ainda destaca que esta é uma ótima oportunidade para quem tem interesse em se dedicar ao curso na área de Educação. “O fato de o curso ser realizado no Estado também viabiliza a participação de vários servidores que não teriam condições de maiores deslocamentos no momento. E merece destaque que a parceria também oferta vagas para concorrência ampla, como uma maneira de fomento a pós-graduação Stricto sensu no nosso Estado”, frisa ele.

Com a linha de pesquisa “Práticas pedagógicas, inovações curriculares e tecnológicas”, o MEPE possui a perspectiva de formar professores-pesquisadores do processo de ensino e aprendizagem, das práticas escolares, dos diversos espaços educativos, em contextos escolares e não-escolares e das contradições entre as determinações dos meios de produção e as influências das instituições sociais para a educação, contemplando conhecimentos didáticos, pedagógicos, científicos e tecnológicos, que assegurem a análise e a crítica dos fenômenos histórico-sociais e interculturais, metodologicamente orientadas, buscando a reflexão, com a finalidade de transformar a escola e a sociedade.

O edital está disponível AQUI.