Ifro participa de Festival de Literatura da Amazônia

Publicado: Sexta, 29 de Setembro de 2017, 15h52 | Última atualização em Sexta, 29 de Setembro de 2017, 15h59

1

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) estará representado no FLAMA (Festival de Literatura da Amazônia), que ocorrerá de 2 a 6 de outubro em Porto Velho. O evento da Prefeitura da Capital busca integrar as produções literárias da região Norte ao restante do Brasil e criar um público de leitores com a inclusão de alunos da rede municipal de ensino. São aguardados para o evento cinco mil pessoas.

Em estande a ser compartilhado com a EDUFRO (Editora da Universidade Federal de Rondônia), o IFRO terá espaço para exposição de livros, conforme organização do NEHLI (Núcleo de Estudos Históricos e Literários), que é um dos grupos de pesquisa sediado no Campus Porto Velho Calama. A Feira de Livros ocorrerá na Calçada Manelão, de 3 a 6 de outubro, das 9 às 20 horas. “O grupo de pesquisa foi convidado pela Prefeitura Municipal para representar o IFRO na feira. E no estande divulgaremos as obras publicadas pelo IFRO, por meio dos editais da PROPESP, e as obras de seus servidores, publicadas por eles próprios. Também se estima apresentar as revistas institucionais editadas pelo Instituto”, explica a professora Xênia de Castro Barbosa.

Sobre a divulgação dos trabalhos dos grupos de pesquisa, Xênia ressalta ser “importante que o público saiba o que estamos pensando, o que estamos produzindo e acesse essas obras. A feira é uma ocasião de encontro entre pesquisadores dos vários grupos e das várias instituições de Porto Velho e cidades vizinhas, um momento de troca de conhecimentos e de construção de parcerias acadêmicas”.

Entre outras participações de servidores do IFRO, o professor de Espanhol do Campus Calama, Saulo Gomes de Sousa, coordenará o debate sobre o filme “O sal da terra” no dia 04/10, a partir das 14 horas, no Espaço Cujuba (Rua Prudente de Morais, 2457). Já os professores de História do Campus Calama, Uílian Nogueira Lima e Xênia de Castro, estão envolvidos em outras atividades do evento, a exemplo da roda de conversa denominada “Memórias Feministas”, que ocorrerá no dia 05/10, às 19 horas no Teatro Banzeiros.

São convidados do FLAMA os representantes nacionais Ely Macuxi, Akira Yamasaki, Ricardo Aleixo e o argentino Alberto Julian Perez, além de professores e estudantes da rede pública municipal, estadual e federal de ensino. Haverá apresentação de várias obras e performances literárias e poéticas para chamar a atenção do público. Nesta terceira edição, o Festival apresenta um formato itinerante, realizando em diversos espaços da cidade palestras, oficinas, exibição de filmes, fotografias, shows musicais e participação das bibliotecas municipais Francisco Meireles e Viveiro das Letras.

• FLAMA__1
  • FLAMA__2