Estudantes voltam com excelentes resultados do JIFEN 2017

Publicado: Quinta, 14 de Setembro de 2017, 11h53 | Última atualização em Quinta, 14 de Setembro de 2017, 16h25

volei de praiForam seis dias de competição no estado do Pará, e servidores e alunos voltaram para Rondônia carregando a sensação de terem conquistado um excelente desempenho. Ao todo, participaram dos Jogos dos Institutos Federais – Etapa Norte (JIFEN) cerca de 80 alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO).  Junto com eles estavam nove servidores, que acompanharam a delegação durante as competições e nas outras atividades do evento. O torneio ocorreu de 28 de agosto a 2 de setembro, sediado pelas cidades de Belém e de Ananindeua (PA). Com o resultado obtido, 32 estudantes do IFRO se classificaram para a fase nacional.

Representando uma importante ferramenta de educação, integração e aprendizagem esportiva entre os jovens, os Jogos dos Institutos Federais (JIFs) são tradicionais dentro da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, contando com apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC). Cada atleta precisa passar por três níveis: estadual, regional e nacional. A primeira etapa é disputada com representantes dos campi da própria instituição. Em Rondônia, o JIFRO foi realizado em Porto Velho no mês de julho. Os vencedores representaram a instituição na etapa regional e os que se sagraram campeões seguem para a etapa nacional, de 3 a 8 de outubro, em Poços de Caldas (MG), sediado pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais.

“O IFRO vem se destacando a cada ano nos Jogos dos Institutos, prova disso é a seleção de um número significativo dos nossos alunos, especialmente nas modalidades coletivas, como as equipes de voleibol masculina e feminina e também na natação, atletismo e xadrez. Ao todo tivemos 32 alunos classificados para a etapa nacional”, avalia a Pró-Reitora de Extensão, Maria Goreth Araújo Reis.

A pró-reitora agradeceu aos gestores, aos professores de Educação Física e aos alunos, pelo esforço e dedicação, especialmente no treinamento, orientação, incentivo e desempenho dos atletas. “O IFRO procura sempre fomentar a participação dos nossos alunos nos jogos, especialmente os da Rede Federal, porque acreditamos neles como instrumentos pedagógicos que contribuem para a formação integral dos alunos e para a integração com a comunidade acadêmica e externa. Estamos na expectativa da etapa nacional que ocorrerá em Poços de Caldas. Temos a plena convicção de que teremos excelentes resultados nas competições, pois nossos atletas estão com um índice de desempenho muito bom e têm se superado a cada ano”.

Resultados

Os alunos-atletas do IFRO garantiram o primeiro lugar em 12 competições, sendo que no feminino sagraram-se campeãs nas modalidades 3.000 metros rasos do atletismo, superligeiro do judô e voleibol. E no masculino as vitórias vieram do atletismo: 100m rasos, salto triplo, salto em distância e 200m rasos; judô: meio-médio; natação: 100m peito; tênis de mesa em dupla; voleibol e xadrez individual.

As medalhas de segundo lugar são no judô categoria leve, vôlei de praia e atletismo geral. Nesta última modalidade, ainda tiveram medalhas de segundo lugar nos 100m rasos, revezamento 4 x 400, 200m rasos, todas no feminino. Já o masculino obteve nove pódios de segundo lugar, com judô absoluto, vôlei de praia e atletismo nas seguintes modalidades: 800m rasos, 100m rasos, revezamento 4 x 400, atletismo: 400m rasos, 1.500m rasos e salto em altura. Da mesma forma que o feminino, o masculino também garantiu o segundo lugar no atletismo geral.

Confira mais detalhes sobre os resultados do IFRO no JIFEN 2017:

Mod.

Provas