IFRO lança consulta pública do PDI 2018-2022

Publicado: Segunda, 11 de Setembro de 2017, 17h35 | Última atualização em Segunda, 11 de Setembro de 2017, 18h47

II Conect 1

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), através da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin), lançou na semana passada, durante o II Congresso de Estratégia, Tecnologia e Comunicação (Conect), a consulta pública do Plano de Desenvolvimento Institucional 2018-2022 (PDI).  O documento recebe contribuições até o dia 28 de setembro e pode ser acessado através do seguinte link: https://goo.gl/McEiyf.

O lançamento ocorreu durante um talk show realizado no estúdio EaD do Campus Porto Velho Zona Norte e contou com a participação do Reitor, Uberlando Tiburtino Leite, da Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional, Maria Fabíola Santos, do Diretor de Planejamento, Leonardo Araújo e do representante da empresa de consultoria Steinbeis Sibe do Brasil, Peter Dostler. A apresentação foi transmitida para as unidades do IFRO e para o público presente no Conect.

Segundo Maria Fabíola, pelo fato de o PDI ser um documento extenso, ele foi dividido em capítulos para facilitar as contribuições dos públicos interno e externo. “Embora esse documento tenha sido uma construção colaborativa, é muito importante que a partir de agora todos leiam, analisem e vejam se suas contribuições estão no documento. Após a consolidação da consulta pública, vamos ter um período de 20 a 30 dias para consolidar essas informações e queremos em novembro apresentar ao Consup para validação e a partir daí vem o maior desafio que é fazer com que tudo o que foi planejado seja transformado em ação”, comentou a pró-reitora.

Peter Dostler explicou que é necessário que as organizações públicas implementem seus planejamentos estratégicos de acordo com a realidade do que se pode gastar e custar a máquina pública. “Se você comparar a nossa máquina pública com indicadores internacionais vai perceber que é extremamente pesada e custosa. É preciso pensar estrategicamente e focar em como entregar mais valor para o cidadão. Os institutos federais têm uma importância vital de transformar a vida das pessoas de todo o país. Além de ser uma instituição pública, gratuita e de qualidade, precisamos ter as competências e estratégias para nos fortalecermos independente da crise. Então esse momento de lançar o PDI para a comunidade em geral é de extrema importância”, disse o consultor.

A elaboração do PDI, de acordo com Leonardo Araújo, é uma construção contínua e um processo de transformação da instituição feito em várias partes desde 2015. “Num primeiro momento tivemos uma interação com a comunidade onde descobrimos quais as demandas, como ela pode participar desse processo de planejamento e agora estamos vindo de um processo mais recente de preparação das lideranças para poder consolidar esse planejamento e executar essas ações dentro do período de tempo que queremos fazer essas mudanças no IFRO, entre 2018 e 2022”, complementou.

Após a mesa-redonda de lançamento da Consulta Pública do PDI 2018-2022, os participantes assistiram a palestra “Engajamento das equipes para o alcance dos objetivos estratégicos”, ministrada pela servidora do IFRO, Fernanda Oliveira.

Outras duas mesas-redondas discutiram o “Diagnóstico Regional do Campus Guajará-Mirim”,  na terça-feira (05) e os “Projetos Estratégicos da Pró-Reitoria de Administração no PDI 2018-2022”, na quarta-feira (06).

• II_Conect__1
  • II_Conect__10