Comunicação foi uma das pautas do II CONECT
A Assessoria de Comunicação e Eventos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (ASCOM/IFRO) coordenou três atividades durante o II CONECT (Congresso de Estratégia, Comunicação e Tecnologia). No primeiro dia de evento, realizou-se a palestra com o jornalista Francisco Antonio Marques Viana, sobre “Comunicação em tempos de crise”. Para a área de comunicação também estavam diretamente ligadas a palestra sobre Media Training com Maria Angela Lima Dummel e a reunião com os comunicadores dos campi e da reitoria.
A palestra de Francisco Viana contou com a parceria da Uniron, que possui turmas de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda), além da cedência do auditório em sua unidade Shopping. Viana abordou o contexto vivido mostrando que ainda se está a construir uma origem para a sociedade brasileira, sendo neste cenário inconstante que é preciso aprender a melhor atuar e gerenciar possíveis crises. “Nunca ninguém está preparado para enfrentar uma crise. A principal característica das crises é que elas sempre surpreendem as pessoas. Por mais preparado que esteja, a crise sempre desestrutura, por isso que eu digo que é preferível prevenir e antecipar do que gerir”.
Para a professora Maria Angela, que é Coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda da Uniron, no trabalho do publicitário, em tempos de crise, é que é preciso ser mais criativo. “O nosso cliente não pode ficar sem comunicação. A princípio, o profissional publicitário tem que estar preparado para orientar o cliente de que o momento para investir em comunicação é nesse momento de crise. Enquanto alguns vão retroceder, ou vão olhar a comunicação como um gasto, o profissional formado tem de estar preparado a orientar seu cliente de que este é o momento de olhar a comunicação como um investimento e não parar de comunicar. Se ele sumir da vista do seu cliente final, aí ele vai ter problema com a crise”, resume ela.
Vindo de Colorado do Oeste, o Coordenador de Comunicação e Eventos do Campus, Neirimar Coradini, afirma ser sempre importante revisar esses temas da comunicação, “ainda mais temas como sustentabilidade discutida na palestra anterior. E agora comunicação em tempos de crise, que é algo que realmente precisamos estar preparados. Muitas vezes acontecem coisas para as quais não estamos preparados e o desastre fica maior. Também é importante que todos passem por estes tipos de atividades desenvolvidas aqui. Pessoas ligadas à estratégia e tecnologia da informação, que são setores chaves, precisam estar informadas sobre os temas debatidos no CONECT”.
Manoel Sampaio, Coordenador de Comunicação e Eventos do Campus Ariquemes, explica que “é a primeira vez que participo, acho tudo muito novo, especialmente ver os setores dialogando. É importante trabalhar junto com os campi para se obter uma construção coletiva, começar a pensar aliado à estratégia, à comunicação e também às novas tecnologias”.
Futuros jornalistas
Entre os estudantes de Jornalismo, a palestra também visualizou aprendizado para o exercício profissional. Segundo o acadêmico Hebert Novaes o tema da palestra relacionada à gestão de crise é muito importante “porque em qualquer instituição, pública ou privada, sempre existe possibilidade de a qualquer momento passar por altos e baixos. É muito bom que a Assessoria de Comunicação e toda essa parte de comunicação de uma instituição estejam preparadas para sanar e amenizar situações de crise que envolva o nome da marca ou da instituição. Também é importante para a nossa formação acadêmica, para estarmos preparados quando chegarmos ao mercado de trabalho e não sermos pegos de surpresa”.
Na avaliação da acadêmica Evellin Rodrigues, “o jornalista convidado atendeu muito bem a nossa expectativa com sua explanação referente às medidas que devemos adotar com ferramentas estratégicas da comunicação para ‘driblar’ a crise. Eu, como acadêmica de Comunicação, fico satisfeita em poder ouvir e entender sobre duas situações tão contemporâneas como crise e comunicação. Sem dúvida, a palestra acerca das estratégias vai me subsidiar na hora em que eu precisar utilizar das técnicas para atender a qualquer empresa.”
A também estudante de Jornalismo, Charlene Marques, ressaltou que o tema chama bastante atenção, “ainda mais no momento em que a gente vive, porque nunca sabemos quem é a imprensa, no sentido dúbio das tendenciosidades que temos na comunicação. Para mim vai ser de extremo interesse. Nós que aspiramos ser jornalistas também vamos poder ver como andam questões atuais da comunicação, porque temos visto muitas coisas que nos entristecem enquanto cidadãos”
Docente de Ética e Cidadania para o curso de Jornalismo da Uniron, Emanuel Jadir afirma ter levado seus alunos para “terem uma visão mais sistêmica. De olhar a comunicação como elemento agregador, como elemento que o ser humano utiliza para exercer seu papel enquanto cidadão, enquanto profissional, dentro de uma questão ética. Possivelmente quando se trata de crise de imagem ou crise de comunicação perpassa por essa questão ética, da cidadania, do bom exercício profissional. Acredito que a palestra possa trazer bastante orientação para esse alunos. E para mim enquanto profissional, também poderei fazer essa troca, essa atualização de conteúdo”.
Media Training
Ao falar sobre “Media Training: a importância da comunicação no fortalecimento da imagem institucional”, na quarta-feira (06), no Auditório do Campus Porto Velho Zona Norte, Maria Angela enfatizou diversos detalhes que podem fazer a diferença no momento de repassar informações do IFRO para a sociedade. Trabalhando de modo geral itens que fazem parte da comunicação, interação e retórica, a publicitária demonstrou que a relação com a imprensa precisa ocorrer sempre e não apenas em momentos de crise. “Um porta-voz precisa da imprensa, porque sempre vai querer ‘vender’ um produto”, analisa.
Participaram da palestra gestores do IFRO, representantes da reitoria e dos campi. Fazendo uma análise da parceria que foi realizada com o Instituto Federal e a instituição a qual representa, Maria Angela acredita ter sido fundamental, “a Uniron tem procurado parceiros para o mercado, parceiros institucionais e governamentais, porque tudo o que envolve a comunicação e os cursos ofertados é fundamental que se faça parcerias para que os alunos cresçam”.
Com a grande participação de acadêmicos na palestra do jornalista Francisco Viana, a docente afirmou: “é um evento aberto ao público, mas que o maior beneficiado são os nossos alunos e os nossos professores. Hoje nós temos um convidado que veio de São Paulo, é autor de vários livros que nós lemos, então, é uma oportunidade para nossos alunos que nós sozinhos não conseguiríamos trazer”.
Reunião de Comunicadores
Em dois períodos, no segundo e terceiro dia do CONECT, foram realizados momentos de interação entre a Ascom e as Coordenações de Comunicação nos nove campi do IFRO. A reunião dos comunicadores teve entre outras pautas assuntos relacionados ao jornalismo, programação visual e eventos, com a finalidade de melhorar a atuação de todos de forma integrada. Foram ainda traçadas estratégias de atuação em ações específicas para o segundo semestre, a exemplo da divulgação do próximo processo seletivo de alunos, entre outras questões que trabalham a divulgação da imagem institucional.
Como avaliação geral do II CONECT, especialmente para a área de comunicação, a Assessora de Comunicação e Eventos, Janaina Ferri Saldanha diz ter sido muito proveitoso. Ela enfatiza ter conseguido “atingir os nossos comunicadores e alinhar as nossas ações para 2017/2018, sentir a realidade deles onde estão inseridos. Agora nosso próximo passo é propor melhorias para fortalecer a comunicação junto aos nossos gestores. As palestras foram bem direcionadas para os nossos porta-vozes, gestores, e que vão auxiliar no fortalecimento da nossa imagem institucional”.
Redes Sociais