Encontro de Informática do IFRO reúne estudantes do técnico e do superior

Publicado: Sexta, 01 de Setembro de 2017, 09h52 | Última atualização em Sexta, 01 de Setembro de 2017, 10h00

EIIFRO 2017 28O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, sediou o IV EIIFRO (Encontro de Informática do IFRO) nos dias 24 e 25 de agosto, com palestras, oficinas, competição de programação e mostra de software. Participaram alunos e servidores dos Campi Vilhena, Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná, Porto Velho Calama, Porto Velho Zona Norte e Guajará-Mirim.

O Professor de Informática do Campus Vilhena, Marco Antonio Augusto de Andrade, enfatiza que um dos pontos em destaque durante o Encontro foi a participação na I Competição de Programação do EIIFRO. Ele também é Coordenador do Curso Técnico em Informática e ressaltou a troca de experiência obtida pelos participantes, “os alunos de Vilhena comentaram que a interação com professores e alunos de outros institutos foi muito importante, principalmente na participação das oficinas, nas quais tiveram oportunidade de trabalhar temas avançados”.

Voltado para alunos dos cursos de Informática, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia de Controle e Automação Industrial, matriculados nos campi do IFRO e instituições externas, o evento contou com nove palestras e 15 oficinas, além de duas competições.  Entre as palestras principais estavam a do Professor Neilor Tonin da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI Erechim) que falou sobre URI Online Judge: evolução e desafios (plataforma) e a do servidor do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, Marcelo Rech, que apresentou a Infraestrutura de Tecnologia de Informação do TCE-RO.

Segundo o Professor de Informática Marcel Leite Rios, o Campus Porto Velho Calama levou 20 de alunos de todas as modalidades de ensino da área de informática (integrado, subsequente e da graduação). Eles participaram em três modalidades: nas oficinas de desenvolvimento de sistemas nos laboratórios, em palestras no auditório e na primeira competição de programação do EIIFRO com duas equipes. “Foi muito proveitoso, os alunos conseguiram participar de várias oficinas e palestras. No último dia ocorreu a mostra de software, em que professores mostraram os sistemas que estavam desenvolvendo”, avalia o docente.

Na 1ª Competição de Programação do EIIFRO, entre acadêmicos do nível superior a classificação foi a seguinte: Vilhena em primeiro lugar e Porto Velho Calama em segundo. Entre os estudantes dos cursos técnicos: Ariquemes (1º), Guajará-Mirim (2º) e Vilhena (3º). Marcel Rios explica que os acadêmicos de ADS conseguiram resolver três problemas, um a menos que os competidores de Vilhena.  “Mas o que mais me deixou feliz é que os alunos conseguiram resolver alguns problemas computacionais, para uma primeira vez, foi uma conquista legal. Eles ainda puderam conhecer outros professores do Instituto, professores da área e outros projetos, além de enriquecer o currículo com as oficinas que participaram”, concluiu o professor do Calama.

Já durante a 1ª Mostra de Software do EIIFRO foram apresentados softwares e projetos desenvolvidos por alunos (incluindo os egressos) e professores do IFRO. A ordem de classificação ficou da seguinte maneira: Aldair Natan Gomes - Software: PriceMaps (agora estudante do IFMT, ex-aluno do Campus Ariquemes); Natanael Augusto Viana Simões - Software: PHP-TestBed (Campus Ariquemes); e Cleyton Pereira dos Santos - Protótipo didático de conversor computacional de números para o ensino de Informática (Campus Calama).

• EIIFRO_2017_28
  • Encontro_Informática_IFRO_2017___1