IFRO apresenta Painel de Indicadores em Brasília

Publicado: Quinta, 31 de Agosto de 2017, 18h43 | Última atualização em Segunda, 04 de Setembro de 2017, 08h55

IFRO Painel de Indicadores 1

Representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) estão em Brasília para apresentar o software desenvolvido em Porto Velho: Painel de Indicadores. Na sede do Ministério da Educação, estão reunidos membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para debater o acesso ao ensino técnico, científico e profissionalizante. A experiência brasileira na área será apresentada até sexta-feira (1/09). O evento é organizado pela Secretaria de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Setec) e pela Assessoria Internacional do MEC, em parceria com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

O Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, o Diretor de Tecnologia da Informação, Fábio Mamoré Conde, e o Diretor de Educação a Distância, Miguel Zamberlan, participam da “Reunião Técnica CPLP: Desafios no Ensino Profissional e Agenda de Cooperação Técnica”.

O IFRO e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) abordam as “Ferramentas de Gestão: uso de tecnologias que melhoram a eficácia de gestão da EPT (Educação Profissional e Tecnológica)”. A apresentação de Uberlando Leite ocorreu nesta quinta-feira (31) e na avaliação do reitor foi muito positiva a participação no evento. “Apresentamos uma retrospectiva de como o IFRO desenvolveu e implementou tecnologias para gestão da informação, em especial o painel de indicadores, como ferramenta de apoio na tomada de decisões. Os países representados na reunião demonstraram interesse na formação de parcerias para troca de tecnologias onde o IFRO poderá capacitar e auxiliar esses países na implementação da tecnologia do Painel de Indicadores”, ressaltou.

CPLP

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi criada em 1996 e reúne nove países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. No encontro, os representantes criarão carta de recomendações para os ministros da Educação dos países-membros no sentido de criar estratégias para o ensino técnico e profissionalizante. Em março de 2018 será realizada a 10ª Reunião de Ministros da Educação da CPLP, visando colocar em operação o eixo 2 do Plano de Ação de Cooperação Multilateral no Domínio da Educação da CPLP (2016-2020).

Painel de Indicadores

O software “Painel de Indicadores” é composto de dados oriundos do sistema acadêmico próprio (ensino presencial), base de dados Moodle (ensino a distância) e sistemas do Governo Federal, como SIAPE, SISTEC e SIAFI.  A proposta surgiu no final de 2014, com o objetivo de facilitar o processo de coleta de informações que estavam descentralizadas em diferentes sistemas, o que demandava tempo e esforço para coletar os dados. A tecnologia, desenvolvida pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin), através da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI), disponibiliza informações de gestão de pessoas, matrículas, processos seletivos, evasão, retenção e êxito dos alunos, auxiliando nas decisões gerenciais e estratégicas da instituição. A ferramenta está disponível para consulta pelas comunidades interna e externa. Para acessar os indicadores institucionais do IFRO, clique no botão “VISITANTE” presente no seguinte link: http://painel.ifro.edu.br/pentaho/Login

Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!

Debug: specified directory - https://portal.ifro.edu.br/images/Jornalismo/08_agosto_2017/31.08.17/painel_