IFRO realiza CONECT a partir desta segunda

Publicado: Quinta, 31 de Agosto de 2017, 12h45 | Última atualização em Segunda, 04 de Setembro de 2017, 09h37

img materia conect

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia realiza entre os dias 4 e 6 de setembro o II Congresso de Estratégia, Comunicação e Tecnologia do IFRO (CONECT). Coordenado pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Diretoria de Planejamento e Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação) em parceria com a Assessoria de Comunicação e Eventos, o evento tem como tema nesta edição “Gestão e Sustentabilidade”.

No dia 4 de setembro ocorrerão duas palestras. A primeira, às 14h30, no Auditório do Campus Porto Velho Zona Norte, será “Gestão e Sustentabilidade - um olhar da SETEC sobre a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, com o representante do MEC, Marco Antônio Juliatto. À noite, às 19h30, no Auditório da Uniron – Unidade Shopping Porto Velho, o Jornalista Francisco Antonio Marques Viana falará sobre “Comunicação em Tempos de Crise”.

Para a palestra com o jornalista Francisco Viana, as inscrições podem ser feitas no local do evento ou por meio do link: https://www.even3.com.br/palestra_FranciscoViana

A Assessora de Comunicação e Eventos, Janaina Ferri Candéa, explica que desde o primeiro CONECT o setor busca despertar a importância da comunicação junto aos públicos estratégicos do IFRO. “Nesta edição, analisaremos a criatividade como ferramenta para impulsionar as ações de comunicação em tempos de crise econômica e política vivenciada atualmente. A expertise em driblar os desafios da comunicação globalizada e alcançar resultados positivos será abordada na palestra do jornalista de renome nacional, Francisco Viana. Esta palestra é aberta para o público externo e esperamos receber professores, estudantes de comunicação, profissionais da imprensa e das assessorias de comunicação de órgãos públicos e privados, além dos comunicadores dos Institutos Federais da região Norte”.

Conforme Janaina Candéa, “ainda podemos destacar outro tema que a comunicação trará neste ano, que é o media training, em que vamos enfatizar o adequado posicionamento das instituições como forma de minimizar possíveis crises de imagem. Para este momento contaremos com a publicitária e coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Uniron, a professora Maria Ângela, no último dia do CONECT”.

Participam do CONECT servidores e gestores dos campi do Instituto, representantes de entidades parceiras e órgãos públicos convidados. A finalidade do Congresso é promover a cultura do planejamento institucional e setorial, gerando uma melhor aproximação entre as principais lideranças da Reitoria e dos campi do Instituto Federal de Rondônia.  Segundo o Diretor de Planejamento (PRODIN/IFRO) Leonardo Araújo, o CONECT surgiu como um evento destinado a articular os gestores e os líderes de diversas áreas de atuação no Instituto, notadamente ligados ao planejamento, à comunicação e à tecnologia, de forma a alinhar a atuação institucional.

Para este ano, o diretor ressalta que foi pensado “trabalhar temas transversais, que não são aplicados somente a um setor ou a uma parte da instituição. Temas que todos os gestores precisam compreender e lidar com essas sistemáticas em seu dia a dia. Como no caso da tecnologia da informação que hoje não conseguimos mais imaginar o trabalho dentro das instituições públicas sem a questão da tecnologia para otimizar o alcance dos resultados. O II CONECT já surge com o pensamento desse contexto econômico e social pela qual as instituições públicas estão passando agora, em que há maior cobrança da sociedade por resultados e por serviços públicos de maior qualidade. Por isso, precisamos construir organizações sustentáveis dentro dessa Rede Federal de Educação”.

Participações

No segundo dia (5/9) ocorrerá a mesa-redonda, de apresentação e lançamento para consulta pública do Plano de Desenvolvimento Institucional 2018 – 2022, com o Reitor Uberlando Tiburtino Leite, a Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional, Maria Fabíola Moraes da Assumpção Santos, o Diretor de Planejamento, Leonardo Sousa Araújo e o Diretor da Steinbeis-Sibe do Brasil, Peter Matthias Gerhard Dostler. Haverá transmissão simultânea para todos os campi do IFRO. Também na terça-feira estão marcadas palestras setoriais com a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), a DPLAN/Observatório e a DGTI.

E na quarta (6), último dia de encontro, às 8h30 ocorrerá a mesa-redonda sobre projetos estratégicos da Pró-Reitoria de Administração; seguida, às 10h15, da palestra sobre Media Training. A última palestra será às 14 horas sobre os impactos do Sistema Eletrônico de Informações junto à Polícia Rodoviária Federal.

Sobre o Conect

O evento contribui para estabelecer padrões associados às boas práticas de gestão, possibilitando alternativas nas principais áreas finalísticas de planejamento estratégico, comunicação e tecnologia de informação, fortalecimento da identidade institucional e do modelo de gestão do IFRO. A educação profissional, científica e tecnológica no Brasil apresenta muitos desafios nos tempos atuais. Buscando atuar de forma estratégica, ofertando cursos técnicos na educação básica e contribuindo de forma significativa com a educação superior, o IFRO tem constantemente capacitado seus servidores.

Durante o 1º CONECT, em abril de 2016, os temas principais foram sobre a importância do planejamento para o desenvolvimento da Rede Federal EPCT e a comunicação como ferramenta estratégica para alcance dos objetivos.

• Palestra_Francisco_Viana_1
  • Palestra_Francisco_Viana_2