IFRO realiza ações para campanha contra o Zika

Publicado: Sexta, 19 de Fevereiro de 2016, 08h04 | Última atualização em Segunda, 22 de Fevereiro de 2016, 08h02

Em adesão ao dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) realizou na manhã de hoje, uma blitz educativa, em frente ao Campus Porto Velho Calama. Com apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), servidores e alunos distribuíram material informativo e passaram algumas instruções sobre a campanha.

As ações aconteceram em todos os campi do IFRO. O Reitor, Uberlando Tiburtino Leite, participou do pit stop e ressaltou que o foco das ações é justamente levar e envolver a sociedade no combate ao Aedes aegypti “essa é uma atividade inicial de uma série de ações que vamos desenvolver [...] serão feitas mobilizações internas para que além de limpeza a gente consiga que alunos e servidores repliquem as ações em casa e na comunidade”, afirmou.

Para direcionar os trabalhos o IFRO criou a Comissão Institucional de Coordenação das ações para sensibilização e mobilização da Comunidade Acadêmica do IFRO e de vistoria e de limpeza dos ambientes internos, externos e de entorno das Unidades do IFRO. O presidente da comissão, Suan Couto de Almeida, afirmou que as atividades ocorridas hoje superaram as expectativas “pela quantidade de carros e pessoas abordadas, atingiu de fato a população”, relatou.

O IFRO também realizou, no período da tarde, uma palestra para os alunos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Ferreira da Silva. A palestrante e enfermeira do Campus Porto Velho Zona Norte, Marília Silveira de Galvão, realizou um bate-papo com as crianças sobre como proceder em casa para evitar a proliferação do mosquito. As crianças também receberam material explicativo sobre pequenas ações que podem ser feitas no dia a dia, para evitar a criação de ambientes propícios à reprodução do mosquito através do acúmulo de água.

A participação do IFRO no evento foi essencial para disseminação da informação entre os estudantes “os eventos atingiram nossos objetivos sim, as crianças são bem espertas e falam mesmo o que acontece na casa deles”, analisou Suan. A coordenadora pedagógica, Maria Cordeiro de Aguiar solicitou a presença do IFRO em mais atividades conjuntas com a escola “contamos com vocês para outros eventos, vamos levar essas informações para outras escolas também”, concluiu.