Atletas do IFRO participam da Etapa Norte dos Jogos dos Institutos Federais

Publicado: Terça, 29 de Agosto de 2017, 19h12 | Última atualização em Terça, 29 de Agosto de 2017, 19h24

JIFEN 2017

Oitenta alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) estão participando nesta semana dos Jogos dos Institutos Federais – Etapa Norte (JIFEN).  As competições ocorrem diariamente em vários pontos das cidades de Belém e de Ananindeua (PA) e seguem até o dia 2 de setembro.

O IFRO têm representantes em nove modalidades. “Estamos com um time muito competitivo esse ano, nossas modalidades coletivas (futebol, handebol, voleibol e vôlei de praia) estão muito focadas e com grandes chances. E temos grandes destaques nas individuais, com participantes no atletismo, judô, tênis de mesa, natação e xadrez”, ressalta o Chefe da Delegação do IFRO, Diego Carlos de Oliveira Ferreira.

Segundo Diego, a participação na competição regional reflete o esforço e dedicação dos alunos do IFRO. “Esporte requer disciplina e foco, e poder participar desses momentos para os atletas é uma forma de mostrar o fruto do trabalho duro deles, além deles se sentirem muito orgulhosos de poder representar o Estado num evento tão grande. Para a instituição é muito importante poder proporcionar isso para os nossos atletas e também para os servidores, afinal são eles que tanto se dedicam dando treinamento e contribuindo para a formação dos atletas”, destaca.

A delegação do IFRO conta com suporte de nove servidores que acompanham os alunos nas competições e outras atividades do evento. Uma das professoras que está participando desta edição do JIFEN é Viviane Horn, do Campus Colorado do Oeste, responsável pelas equipes de voleibol do Instituto. Ela aponta a preparação prévia das equipes como fator decisivo nos jogos. “Nossos alunos estão bem preparados, pegamos firme nos treinamentos. Depois do Jifro, convocamos para fazer parte da nossa equipe masculina, dois atletas, um de Ji-Paraná e um de Cacoal, e na equipe feminina uma atleta de Guajará-Mirim e uma de Ariquemes. Eles foram até o Campus Colorado onde fizemos um intensivo nos finais de semana para treinar todas as táticas de jogo. Esses treinos foram bem valiosos, bem importantes para atingir o nível que as nossas equipes estão. Estou bem confiante nas nossas equipes e acredito que elas estão bem preparadas para fazer bonito no Jifen e no Jifs”, conta.

Estreando em competições fora do estado, Limbert Male Arteaga Junior, que estuda o curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática, no Campus Guajará-Mirim, diz que a parceria é fundamental no esporte que pratica, o vôlei de praia. “Meu parceiro e eu procuramos sempre ajudar um ao outro, se um erra, o outro chama para o jogo, tentando sempre manter o psicológico firme, pra tudo ocorrer bem. Essa participação significa muito pra mim. É um privilégio representar Rondônia em competições fora do nosso estado”, comenta.

O estudante Mauricio Ryu Fujimoto, que cursa o técnico em Informática no Campus Vilhena e compete no tênis de mesa, está focado em conquistar a vitória em sua modalidade. “Minha tática é colocar o maior número de bola na mesa adversária”, resume o atleta em sua primeira participação no evento esportivo.

Com quatro participações no JIFRO e uma no JIFEN a veterana Thays Klitzke dos Santos, que cursa Tecnologia em Agronegócio no Campus Cacoal e compete no handebol, diz que a responsabilidade em obter um bom resultado na competição é grande. “Além de todo o treino que a gente já tinha, para o Jifen treinamos ainda mais, principalmente as jogadas. Dessa vez, por ter um time melhor, a expectativa é mais alta”, informa a jovem acrescentando: “É primeira vez que viajei para fora para jogar, e o IFRO me proporcionou isso. Estou muito feliz e isso representa muita coisa pra mim, poderei contar bastante histórias”.

Locais de Competições

As competições seguem até o dia 2 de setembro com provas de atletismo no Estádio Edgar Proença. As partidas de futebol, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol e vôlei de praia acontecem no SESI Mário Covas. Já as partidas de handebol e voleibol ocorrem no Ginásio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) e Ginásio do Colégio Santa Madre, respectivamente. Os enxadristas se reúnem no Hotel Gold Mar Privilege para as competições da modalidade. A abertura do evento foi realizada na sede do SESI Mario Covas, em Ananindeua (PA), no domingo (27). As premiações serão realizadas ao final de cada competição, conforme o Regulamento Geral. Acompanhe mais informações do JIFEN 2017 no seguinte link: http://www.jifenifpa.com.br/.