IFRO disponibiliza tecnologia para o CONIF

Publicado: Sexta, 25 de Agosto de 2017, 18h46 | Última atualização em Sexta, 25 de Agosto de 2017, 19h05

Painel de Indicadores IFRO

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) cedeu direito de uso do software “Painel de Indicadores” para o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF). Em Acordo de Cooperação Técnica assinado, o sistema foi disponibilizado como ferramenta de gestão estratégica para a organização que congrega representação de todas as instituições federais de educação profissional e tecnológica.

Segundo o Reitor Uberlando Tiburtino Leite, a assinatura do termo de cooperação demonstra o reconhecimento ao trabalho que os servidores, técnicos administrativos e docentes, vêm desempenhando em todas as áreas de atuação do IFRO. “Nesse caso em específico, no desenvolvimento de ferramentas tecnológicas de apoio à gestão. De forma prática, a adoção do nosso Painel de Indicadores pelo CONIF significa a criação de oportunidades para a que as tecnologias desenvolvidas pelos nossos servidores possam ser disseminadas em toda a Rede Federal de Educação Tecnológica, bem como por outras instituições e órgãos nacionais e mesmo internacionais que mantêm parcerias com o Conselho Nacional”, comenta.

O Painel de Indicadores faz o acompanhamento dos indicadores institucionais. Executada a partir de 2015, a ferramenta de acompanhamento de alunos e outros indicadores institucionais ganhou referência na Rede Federal de Educação Profissional. O Diretor de Tecnologia da Informação, Fábio Mamoré Conde, explica que anteriormente outras parcerias já haviam sido realizadas: com o Fórum de Tecnologia da Informação do CONIF (FORTI) e com a Setec (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica), na parte de gestão de pessoas. “E agora o novo parceiro é o CONIF, que teve o interesse de ter a visualização que nós temos dos dados acadêmicos, também na rede toda. Assim, começamos a ampliar a transparência, a partir de uma ferramenta que teve início aqui no Instituto Federal de Rondônia. Isso já marca uma solução que atende o Instituto e agora atenderá a Rede, abrindo benefícios para população porque vai ter transparência em relação aos dados”, explica.

Fábio Conde ainda ressalta que, as parcerias e instituições com interesse na ferramenta, são formas de reconhecimento do trabalho desenvolvido, uma vez que o Painel de Indicadores é o resultado de um trabalho planejado desde 2014 no âmbito do IFRO. A ferramenta está disponível para consulta pelas comunidades interna e externa. Para acessar os indicadores institucionais do IFRO, clique no botão “VISITANTE” presente no seguinte link: http://painel.ifro.edu.br/pentaho/Login.

Painel de Indicadores

O software “Painel de Indicadores” é composto de dados oriundos do sistema acadêmico próprio (ensino presencial), base de dados Moodle (ensino a distância) e sistemas do Governo Federal, como SIAPE, SISTEC e SIAFI.  A proposta surgiu no final de 2014, com o objetivo de facilitar o processo de coleta de informações que estavam descentralizadas em diferentes sistemas, o que demandava tempo e esforço para coletar os dados. A tecnologia, desenvolvida pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin), através da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI), disponibiliza informações de gestão de pessoas, matrículas, processos seletivos, evasão, retenção e êxito dos alunos, auxiliando nas decisões gerenciais e estratégicas da instituição.

• Painel_de_Indicadores_-_IFRO
  • Painel_de_Indicadores_-_IFRO__1