Lançado o Concurso de Produção e Declamação de Poema do IFRO

Publicado: Quarta, 23 de Agosto de 2017, 12h33 | Última atualização em Quarta, 23 de Agosto de 2017, 13h09

Estudantes e servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) poderão participar do projeto “Entrenós de Expressão Literária: Concurso de Produção e Declamação de Poema”. As produções vencedoras serão conhecidas durante a finalização do V Conpex (Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRO), no dia 17 de outubro.

O Concurso será realizado em três categorias: servidores, estudantes de nível médio e estudantes de nível superior, que concorrerão em duas fases: local, por meio da seleção do melhor autor e declamador em cada categoria, nos campi e na Reitoria; e a fase final, com a seleção do melhor poema durante o Conpex, com classificação do melhor autor por categoria no âmbito do IFRO.

Segundo os organizadores, a premiação do concurso será simbólica, tendo em vista que a finalidade maior é o envolvimento dos servidores e alunos na produção e desenvolvimento do gênero textual poema, o que contribui para melhorar a produção e interpretação de textos, ao mesmo tempo em que se busca a autocompreensão, a sensibilidade e a melhor percepção do mundo.

“Este projeto é uma forma de dar intensidade ao gênero poema no cotidiano de produção dos estudantes, servidores e demais envolvidos. A dimensão de seu alcance será regulada pelo volume de pessoas que se dispuserem a escrever, declamar e usufruir desta produção e forma de expressão. Em uma Instituição com mais de dez mil alunos e quase mil servidores, certamente se tornará um marco de realização, por se iniciar nos campi e se encerrar no V Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRO”, explica o professor Sergio Franscisco Loss Franzin, que faz parte da Comissão Organizadora do Conpex.