Encontro de Gestão de Pessoas inicia no Instituto Federal

Publicado: Terça, 22 de Agosto de 2017, 13h16 | Última atualização em Terça, 22 de Agosto de 2017, 16h04

engepIniciou nesta terça-feira (22), o VI Encontro de Gestão de Pessoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Serão três dias de atividade no Campus Porto Velho Zona Norte reunindo representantes das CGP (Coordenações de Gestão de Pessoas) com a DGP (Diretoria de Gestão de Pessoas).

Logo após a apresentação de todos os presentes, o Diretor-Geral do Campus Zona Norte, Gilberto Laske, fez as boas-vindas aos participantes à unidade do IFRO. Em seguida a Diretora de Gestão de Pessoas, Débora Lima, falou sobre a expectativa do evento, por ser oportunidade de aprendizado de novas competências, citando as que mais precisam ser adquiridas pelos servidores que atuam na área: ter autoconsciência para conhecer a si próprio, autogestão e conectividade para saber como funciona a instituição, além de habilidade social para compreender o outro. “Essas são competências que nos fortalecem na prestação de comunicação para o público alvo”, acrescentou a diretora.

Na fala do reitor Uberlando Tiburtino Leite, ele ressaltou que são estes os servidores que cuidam do que é mais precioso para a instituição: as pessoas. “O principal desafio é saber lidar com pessoas. Hoje são mais de 1.200 expectativas diferentes de vidas. Jaru é o campus com menor número de pessoas atualmente, com 19 servidores lotados, mas chegará a 70 docentes e 45 técnicos administrativos. No Calama são 150 docentes e 100 técnicos. Tudo isso sem contar os substitutos e temporários”.

No período da manhã, o Diretor de Planejamento (PRODIN/IFRO), Leonardo Araújo, falou sobre planejamento estratégico. Tema este que teve continuidade na fala da diretora Débora Lima. À tarde fazem parte da pauta o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), o RAD (Regulamento de carga horária docente) e o Afastamento Funcional Digital (AFD). O evento encerra no dia 24 de agosto.

Até o ano passado o evento era denominado Encontro de CGPs e DGP. “Continua com o mesmo propósito, que é de integrar as equipes de gestão de pessoas dos campi, proporcionando a eles uma interação, um conhecimento e alinhar as ações da área de gestão de pessoas”, explica Débora Lima. Segundo ela, no último dia, tradicionalmente, é realizada mesa para debater os principais temas e dificuldades das CGPs e tentar melhorar os processos de trabalho.

“Neste encontro, focamos em situações específicas, uma que é o planejamento estratégico, tema que está sendo trabalhado no âmbito do IFRO e a DGP precisa se enquadrar a esse perfil de planejamento estratégico. Colocamos como tema importante a implantação do SEI, na área de gestão de pessoas, como vamos trabalhar essas pautas? Temos trabalhado questões que são novas, como a aprovada no último Consup, que é a implantação da CISP (Comissão Interna de Saúde do Servidor Público), como vamos mostrar para as pessoas e aplicar na prática, comentar as experiências do exame periódico e como melhorar para os próximos anos, então, esse tem sido um dos focos”, conclui Débora.

• Encontro_de_Gestão_de_Pessoas_IFRO__1
  • Encontro_de_Gestão_de_Pessoas_IFRO__2