Recepcionada nova turma do Técnico Subsequente em Eletromecânica

Publicado: Quarta, 16 de Agosto de 2017, 12h19 | Última atualização em Quarta, 16 de Agosto de 2017, 12h19

Eletromecânica Vilhena 3

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, recebeu no dia 08 de agosto os novos alunos do Técnico Subsequente ao Ensino Médio em Eletromecânica. A aula inaugural reuniu alunos, coordenação do curso e professores.

Ao dar início a turma 2017/2 de Eletromecânica, foi enfatizado que é um curso voltado a formar profissionais para montagem, manutenção e criação de máquinas e equipamentos, que poderão atuar em empresas de vários setores.  “O curso técnico em Eletromecânica subsequente é um curso muito procurado, principalmente pelos profissionais que atuam na área de manutenção, tanto no mercado formal quanto no informal. O curso tem o objetivo de profissionalizar estes trabalhadores e, ainda, capacitar novos profissionais que se interessam pela área num curto espaço de tempo, pois ele é oferecido em apenas três semestres”, destacou o Coordenador do Curso, Rodrigo Alécio Stiz.

De acordo com o aluno Márcio Soares, 28 anos, há algum tempo almejava fazer o curso, pois tem “um interesse enorme em fazer o curso de eletromecânica e me tornar um profissional e futuramente trabalhar na área. Quando eu terminar, tenho interesse em fazer o curso de tecnólogo em eletromecânica, caso a instituição ofereça. Também viso fazer concursos públicos na área, com salários melhores e uma melhor oportunidade de vida”, ressaltou ele que é natural do município de Vilhena e trabalha na parte administrativa de uma empresa da cidade.

O Catálogo Nacional de Cursos Técnicos traz a profissão enquanto um amplo mercado, em que o egresso poderá ser contratado por indústrias com linhas de produção automatizadas, aeroespaciais, automobilísticas, metalomecânicas e plástico; em indústrias de transformação e extrativa em geral; empresas de manutenção e reparos; e empresas que atuam na instalação, manutenção, comercialização e utilização de equipamentos e sistemas eletromecânicos. Além de grupos de pesquisa que desenvolvam projetos na área de eletromecânica ou laboratórios de controle de qualidade, calibração e manutenção.

O profissional da eletromecânica formado pelo IFRO poderá atuar no projeto e execução de instalações elétricas e mecânicas de equipamentos industriais conforme especificações técnicas, normas de segurança e com responsabilidade ambiental, bem como exercer atividades de planejamento e execução da manutenção elétrica e mecânica de equipamentos industriais, além de projeto, instalação e manutenção de sistemas de acionamento elétrico e mecânico.

• Eletromecânica_Vilhena_1
  • Eletromecânica_Vilhena_2