Autoavaliação institucional envolve professores, técnicos e alunos

Publicado: Segunda, 14 de Agosto de 2017, 16h45 | Última atualização em Terça, 15 de Agosto de 2017, 08h07

Reunião CPA no Campus Guajará Mirim 1

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) começou nessa segunda-feira (14) a divulgar a autoavaliação 2017 para os três segmentos da comunidade acadêmica: docentes, discentes e técnicos de todos os campi e da reitoria. O cronograma inicia por Campus Guajará-Mirim, no dia 14 de agosto. Depois, segue a seguinte agenda: Campus Porto Velho Zona Norte dia 16, quarta-feira; Campus Porto Velho Calama dia 17, quinta-feira; e reitoria na sexta, 18. Reiniciando na próxima semana pelo Campus Ji-Paraná, no dia 21, segunda-feira; Campus Cacoal em 22/08, terça-feira; e Campus Vilhena na quarta-feira, dia 23.

Está previsto na Autoavaliação Institucional 2017, segundo a CPA, a continuidade ao processo de avaliação realizada de forma constante pelo Instituto Federal, sendo um ferramenta que busca verificar a consonância entre ações planejadas e ações já executadas na instituição. Nos demais campi, o processo será realizado gradativamente durante o mês de agosto, orientado pelas Subcomissões de Autoavaliação, que foram designadas pela Direção-Geral de cada Campus e Reitoria. No ano de 2016, todos tiveram a oportunidade de participar da autoavaliação realizada. Buscando aperfeiçoar o processo, segundo o Presidente da Comissão Própria de Avaliação, Clayton Ferraz Andrade, este ano a avaliação está mais objetiva e mais sucinta, tendo em vista que é “de extrema importância a participação de todos os segmentos, pois, assim, a gestão do IFRO, terá uma visão ampla e imparcial da real situação de cada curso da nossa instituição sobre o prima das 10 dimensões que temos.  Atendendo a uma solicitação dos servidores da Reitoria, esse ano a avaliação desses servidores foi elaborada especificamente para eles, já que a realidade da Reitoria difere em relação aos campi. Anos passado tivemos mais de 1.500 participações, esse ano queremos alcançar um numero ainda maior”.

O processo produz informações, através de instrumentos avaliativos que consideram a realidade e as diferentes dimensões do IFRO, especialmente aquelas expressas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e no Projeto Pedagógico Institucional (PPI). Estão entre os principais objetivos a possibilidade de identificar as potencialidades e deficiências dos Cursos Superiores da Instituição, produzir conhecimentos oriundos de uma autoavaliação com perspectiva globalizada da instituição, aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo fortalecendo as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais, tornar mais efetiva a vinculação da instituição com a comunidade, e julgar acerca da relevância científica e social de suas atividades e produtos e prestar contas à sociedade.

Para acessar o questionário é necessário código de acesso, que será entregue pela subcomissão, com a finalidade de garantir o controle de acesso e o anonimato das respostas.  O link de acesso ao questionário é: http://www.ifro.edu.br/cpa

• Reunião_CPA_no__Campus_Guajará-Mirim_1
  • Reunião_CPA_no__Campus_Guajará-Mirim_2