Projeto de segurança alimentar do IFRO é aprovado pelo CNPq

Publicado: Terça, 08 de Agosto de 2017, 19h33 | Última atualização em Terça, 08 de Agosto de 2017, 19h34

Um projeto sobre segurança alimentar e nutricional desenvolvido pelo Instituto Federal de Rondônia foi aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) nesta última semana. O projeto de pesquisa, extensão e transferência de tecnologias tem como título: “Desempenho das florestas, sistemas agroflorestais e agroextrativistas para a Segurança Alimentar e Nutricional na Amazônia Ocidental”.

Coordenado pelo professor do Campus Colorado do Oeste, Aurélio Ferreira Borges, o projeto tem como objetivo aperfeiçoar a segurança alimentar e nutricional e promover a inclusão produtiva rural e periurbana em grupos populacionais específicos, com ênfase em povos e comunidades tradicionais, mulheres das águas e das florestas e outros grupos sociais vulneráveis nos meios rural e periurbano da Amazônia Ocidental.

As atividades do projeto serão realizadas inicialmente nos Territórios de Identidade Rural Vale do Guaporé - RO (TRVG) e Rio Machado - RO (TCRM), cuja população somada é de 257.527 habitantes. No decorrer do projeto, além das pesquisas, serão realizados cursos de formação inicial e continuada (FIC) e seminários com essas populações.

O projeto será desenvolvido com outros professores do Campus e instituições parceiras e colaboradoras, como a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade de Aberdeen, (Escócia), Universidade de Paris III, Universidad Nacional de Colombia, e Universidad Autónoma de Asunción (Paraguai).

O professor Aurélio ressalta que esta foi uma grande conquista para a instituição, pois “o projeto foi aprovado após concorrência com pesquisadores de renome nacional”.  Ele explica que esta chamada tem como objetivo apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do país na área de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), tendo como lema “Comida de Verdade no Campo e na Cidade: por direitos e soberania alimentar”.

Os detalhes da chamada do CNPq (MCTIC/MAPA/MEC/SEAD - Casa Civil/CNPq Nº 21/2016) podem ser conferidos AQUI.