IFRO lança novo edital do Programa de Incentivo à Qualificação de servidores

Publicado: Quinta, 03 de Agosto de 2017, 18h30 | Última atualização em Quinta, 03 de Agosto de 2017, 18h50

Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) podem se inscrever até o dia 08 de agosto no Programa de Incentivo à Qualificação (PIQ), que visa atender as demandas de qualificação profissional dos servidores efetivos que também sejam alunos regulares do ensino fundamental, ensino médio, graduação e programa de pós-graduação (lato e stricto sensu) em instituições públicas ou privadas no país.

Os selecionados receberão um valor mensal para auxiliar no custeio de mensalidades, deslocamentos, aquisição de materiais de estudo e outros gastos que possam ter em virtude de sua qualificação.

O PIQ será executado com recursos financeiros da ação orçamentária para capacitações de servidores públicos federais em processo de qualificação e requalificação, possuindo valor total de R$ 40 mil.

Um dos objetivos do PIQ é estimular a participação de servidores em programas de qualificação, conforme a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da Administração Pública e orientações do Conselho Superior e da Política de Capacitação dos Servidores do IFRO. O Programa também proporciona oportunidades de desenvolvimento dos servidores, impulsionando a qualificação das atividades de administração, ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento institucional.

As inscrições podem ser feitas através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..  O edital com mais informações sobre o processo de inscrição, análise e classificação dos candidatos pode ser acessado AQUI.

Edição Anterior

Na edição anterior, 26 servidores foram contemplados pelo Programa de Incentivo à Qualificação (PIQ).  “Através do edital 101, disponibilizamos 60 mil reais para que servidores que estivessem estudando em qualquer modalidade de ensino tivessem um auxílio financeiro no processo de ensino, tivemos ao todo 37 inscritos. Considerando que durante o percurso do edital nós tivemos elevada procura de servidores que tinham inscrições para iniciar a partir do segundo semestre e um dos requisitos para participar do edital era a comprovação da matrícula, estamos disponibilizando mais R$ 40 mil neste novo edital. Desta forma, os servidores que participaram da seleção e que não foram contemplados vão poder novamente participar do processo, bem como aqueles que ingressaram em algum curso no segundo semestre de 2017”, informou a Diretora de Gestão de Pessoas, Débora Gonçalves de Lima.

O IFRO preza pela qualificação e a capacitação de seus servidores, valorizando a aquisição e ampliação de conhecimentos relacionados às suas áreas de atuação. “A partir destas capacitações, teremos servidores com titulações mais elevadas e, com certeza, as atividades que eles desempenham no dia a dia serão mais qualificadas também, então é um investimento no servidor, que terá um ganho pessoal, a partir da sua progressão, e para a instituição que contará com trabalho mais qualificado desses servidores no desenvolvimento de suas ações institucionais”, ressaltou o Reitor Uberlando Tiburtino Leite.

Um dos contemplados na primeira edição do Programa de Incentivo à Qualificação (PIQ) foi o servidor Aurino Santos. Ele atua no Campus Colorado do Oeste desde 1996, no cargo de auxiliar rural. Com o auxílio, o atual coordenador de animais de pequeno porte, cursa Ciências Políticas em uma faculdade a distância de Ji-Paraná. “Como o recurso vou pagar as mensalidades do curso, estudarei em casa e a cada dois meses terei que me deslocar até Ji- Paraná para realizar as provas. Antes  era muito difícil, porque a despesa ficava muito alta. Achei muito boa a disponibilização desse recurso”, comentou.