Estudantes do IFRO participaram da Reunião Anual da SPBC

Publicado: Segunda, 24 de Julho de 2017, 13h03 | Última atualização em Segunda, 24 de Julho de 2017, 13h04

Estudantes participam da SBPC 4

A delegação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), que participou da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), chegou nesta segunda-feira (24) de volta a Rondônia. A 69ª Reunião Anual ocorreu em Belo Horizonte (MG), entre os dias 16 e 22 de julho, no Campus da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). A próxima edição será em 2018, na cidade de Maceió (AL).

Representaram o IFRO os estudantes Matheus Efrain, Marta Bethânia, Daiany Alves, Milene Queiroz e Aline Pereira, todos do Campus Ji-Paraná; Geiza dos Santos, Rodrigo Lopes e Willian Soares, do Campus Porto Velho Zona Norte; e Rayssa Rossatt do Campus Cacoal. Eles participaram do Edital 79/2017, publicado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (PROPESP), e foram contemplados com recursos financeiros para hospedagem, alimentação e compra de passagens, viabilizando a participação no evento. Os alunos foram acompanhados da servidora Alyne Foschiani Helbel, do Campus Ji-Paraná, responsável pela delegação do IFRO.

“A Reunião Anual da SBPC é um dos maiores eventos de divulgação científica do país, com uma programação diversificada que atende as diferentes áreas de conhecimento e modalidades de cursos ofertados pelo IFRO, e desde 2009, o IFRO tem participado com servidores e alunos, apresentando resultados dos projetos de pesquisa, extensão e ensino desenvolvidos em Rondônia. A PROPESP tem publicado editais para financiar a participação de alunos e servidores em eventos científicos, com o intuito de incentivar o intercâmbio científico e divulgar resultados dos nossos trabalhos”, ressalta o Pró-Reitor de Pesquisa, Gilmar Alves Lima Júnior.

Para a estudante Daiany foi uma experiência magnífica ter participado da SBPC. “Voltei revigorada com tudo o que aprendi no decorrer da viagem. O incentivo do Instituto e a parceria de todos me fortaleceram muito, tanto como estudante, quanto no sentido pessoal. Agradeço a paciência e a amizade de todos. Voltei mais empolgada e disposta a terminar meu curso com grande êxito”, afirmou. A avaliação de Aline Santis também foi positiva “Que experiência incrível! A alegria e satisfação de representar a instituição que estudo e tenho imenso orgulho não tem preço. O conhecimento adquirido em um evento como esse capacita a gente para novos sonhos e metas”.

Para a estudante Geiza dos Santos a dificuldade encontrada foi a distância entre os locais em que as atividades eram realizadas, mas ela afirma ter aproveitado muito o conhecimento adquirido. Conforme a servidora Alyne, a delegação marcou presença e tentou participar o máximo das atividades.  “O IFRO investiu muito bem na ida de todos, e todos souberam representar nosso Instituto com muita responsabilidade e zelo. Só elogios nas apresentações de trabalhos”.

“Como falar de um evento como esse? Para nós alunos da instituição é uma satisfação imensa poder prestigiar e representar a escola no maior evento científico da América Latina. Apesar de estarmos passando por um momento difícil em nosso país, podemos perceber o quanto nossa instituição se interessa pelos seus alunos. Oportunidades como essas, oferecidas a alunos com apenas 18 anos, como eu matriculado no curso técnico, tornam o Instituto um berço de pesquisas. Formando, assim, profissionais muito melhores para o mercado de trabalho e excelentes seres humanos”, avaliou Matheus Efraim.

Sessão de Pôsteres

Entre as atividades que os representantes do IFRO participaram estão as apresentações de pôsteres com os seguintes temas: Ciências Agrárias/Agronomia (Desempenho de cultivares de alface no município Rolim de Moura - RO); História (Skinheads & Carecas: da simbologia aos sentidos sociais); Artes (“Já que é pra tombar, tombei”: a música como forma de expressão ideológica); Química (Composição química dos alimentos como ferramenta de aprendizagem no ensino médio); Recursos Florestais e Engenharia Florestal (Distribuição Diamétrica do Cacau Jacaré (Theobrama microcarpum) Mart., na Rebio do Jaru-RO); Sociologia (“Agenda setting sobre as capas da Revista Veja sobre o resultado das eleições presidenciais americanas de 2016” e “Jogo ‘roleta dos elementos’: proposta para o ensino de tabela periódica”); Recursos Florestais e Engenharia Florestal (“Crescimento de mudas de Canafístula (Cassia fistula) L.) submetidas a diferentes misturas de substratos”, “Germinação da Boliviana (Cojoba sophorocarpa) Benth. & Hook.f. em diferentes substratos” e “Levantamento florístico do Bairro Jardim Tropical em Ouro Preto do Oeste-RO”); Antropologia (Inclusão digital como mecanismo de inserção no mercado de trabalho) e Educação (Rádio Escola Campus Porto Velho Zona Norte).

• Estudantes_participam_da_SBPC_1
  • Estudantes_participam_da_SBPC_2