Acadêmicos de Biologia realizam prática ecológica em área de Reserva Legal

Publicado: Terça, 18 de Julho de 2017, 13h52 | Última atualização em Terça, 18 de Julho de 2017, 13h52

Reserva Legal em Colorado 2

A Reserva Legal do Campus Colorado do Oeste serviu de espaço para aula no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Durante as atividades, realizadas no domingo, dia 16 de julho, os acadêmicos de Biologia do Instituto viram na prática modos de valorizar as áreas florestais do campus no ensino e na pesquisa. Outro objetivo da aula diferenciada foi divulgar e incentivar a adesão ao curso de Biologia pelo público externo, além de incentivar a permanência dos acadêmicos ingressantes.

Ministrada pela professora Ranieli dos Anjos de Souza, da disciplina de Ecologia de Comunidades e Ecossistemas, a prática aconteceu em dois ambientes da Reserva Legal, um preservado e outro em fase de sucessão. No local os alunos instalaram quatro parcelas permanentes (10x20m) para avaliação da estrutura diamétrica, distribuição e abundância das comunidades vegetais visando uma caracterização do ambiente.

Outra métrica estudada pelos acadêmicos foi obtida a partir do potencial hídrico foliar ao meio-dia, com uso da Câmara de Scholander, que são instrumentos capazes de realizar leituras e análises para a determinação do potencial hídrico das plantas. Segundo a professora Ranieli, “com este parâmetro foi possível avaliar o conteúdo de água foliar no período de maior estresse para as plantas e a partir daí interpretar os resultados para compreender a dinâmica das florestas frente às mudanças sazonais do clima (diária)”.

Durante a aula prática foram trabalhados ainda alguns conceitos abordados nas aulas teóricas, tais como sucessão ecológica, diversidade, fitossociologia e outros. “O uso da Câmara de Scholander foi algo inovador para os acadêmicos, pois foi possível agregar conhecimentos além do previsto no Plano de Ensino, possibilitando um estudo mais rico e que atende ao que os grandes centros de pesquisa estão investigando. Deste trabalho, serão produzidos três resumos expandidos para posterior submissão a eventos na área”, conclui a docente.

• Reserva_Legal_em_Colorado_1
  • Reserva_Legal_em_Colorado_2