NIT solicita mais dois pedidos de patente

Publicado: Sexta, 12 de Fevereiro de 2016, 08h18 | Última atualização em Segunda, 15 de Fevereiro de 2016, 08h19

O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) assinou ontem (11) o pedido de mais duas patentes ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). As solicitações foram feitas pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Gradução (Propesp) através do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), totalizando agora 24 patentes, sendo que 22 delas já foram aceitas parcialmente.

O Campus Ji-Paraná realizou o projeto de determinação de metodologia de tetrazólio para sementes de orelinha. O produto, objeto do pedido de patente, possibilitará fazer uma avaliação de sementes com economia em seu uso em comparação com testes tradicionais, como o teste de germinação e de vigor, possibilitando também identificar possíveis danos às sementes.

A 24ª solicitação de patente do IFRO é uma técnica de avaliação do percentual de eficiência e qualidade dos produtos desinfetantes. Os inventores, também do Campus Ji-Paraná, elaboraram um produto com metodologia para avaliação técnica do percentual de eficiência e qualidade de desinfetantes, que permitirá uma nova alternativa de avaliação desses produtos.

Segundo Uberlando Tiburtino Leite, Reitor do IFRO é importante estimular as inovações tecnológicas desenvolvidas pelos campi “que o NIT esteja presente nas ações antes da divulgação dos projetos e incentive o pesquisadores a desenvolverem a cultura de registrar as patentes de todas as pesquisas que são realizadas”, afirmou.

O NIT tem realizado diversas solicitações de patentes junto ao INPI, para o inventor e para o Instituto, “o IFRO consolida seu papel de desenvolver a pesquisa aplicada com a criação de novas tecnologias, nosso próximo passo é realizar a transferência para a sociedade”, concluiu Rafael Paes de Barros, coordenador do NIT.