Edital prevê duas vagas para Mobilidade Estudantil na Argentina

Publicado: Segunda, 10 de Julho de 2017, 13h02 | Última atualização em Segunda, 10 de Julho de 2017, 13h02

Duas vagas tiveram inscrições prorrogadas para atividades de pesquisa junto à Universidad Nacional de La Plata (UNLP), na Argentina, do Programa de Internacionalização da Pesquisa, Ensino e Extensão do Instituto Federal de Rondônia (PIPEEX/IFRO). Podem se candidatar a esta chamada de mobilidade estudantil acadêmicos dos cursos superiores presenciais (bacharelado, licenciatura e tecnologia). As inscrições encerram dia 18 de julho.

Para candidatar-se o estudante deve estar efetivamente matriculado no IFRO, ser maior de 18 anos, com comprovada excelência acadêmica e participação em ações de pesquisa, ensino, extensão e/ou programas institucionais de comprovada relevância aos objetivos institucionais do IFRO. Os selecionados, além da atividade de pesquisa desenvolvida, poderão ainda, mediante a anuência do orientador, participar de projetos, grupos de trabalho, monitorias, eventos científicos, culturais, desportivos, viagens de estudo, entre outros.

Conforme a assessora de Relações Internacionais do IFRO, Laura Borges Nogueira, “quando falamos em internacionalização precisamos pensar no potencial das instituições no Hemisfério Sul, o que inclui também os países africanos, não só as da América do Sul. Sabemos que são países que possuem instituições de ensino fantásticas, com boa reputação acadêmica e científica. Temos que valorizar o que nossos irmãos da América Latina fazem, e parcerias que os envolvam são muito importante para fortalecer inclusive o Mercosul. E a Argentina e o Brasil, como membro desse Mercado Comum, precisam sempre fortalecer esses laços e realizar pesquisas em conjunto fortalece ainda mais o desenvolvimento da região”.

Como apoio às ações de mobilidade, o estudante receberá auxílio estudantil, através do Programa de Desenvolvimento Técnico­-Científico (PRODETEC) para custear despesas com transporte, alimentação, estada, instalação, seguro saúde, material didático e despesas pessoais.

Mais informações sobre as etapas e auxílios podem ser encontradas no Edital 153.