Começa no IFRO o primeiro Startup Weekend Porto Velho

Publicado: Sexta, 30 de Junho de 2017, 23h16 | Última atualização em Segunda, 03 de Julho de 2017, 08h27

startupIniciou na noite dessa sexta-feira (30) e segue até domingo (2), a primeira edição do Startup Weekend Porto Velho. O evento é realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a Associação de Jovens Empresários de Rondônia (AJE-RO), tendo produção da Techstars Brasil. As atividades envolvem 120 inscritos, que nos três dias de evento no Campus Porto Velho Calama trabalharão projetos de empreendedorismo, em busca de viabilizar coletivamente ideias de startups.

A Pró-Reitora de Extensão, Maria Goreth Araújo Reis, explica que entre os participantes estão “desenvolvedores, designers, pessoal da área de negócios, estudantes do IFRO e de outras instituições. Todos ficarão o fim de semana inteiro imersos na cultura empreendedora. Nós esperamos que saiam com muitas ideias de negócios e que essas ideias possam virar futuros empreendimentos de sucesso no mercado brasileiro e do mundo. A nossa intenção principal é criar essa cultura empreendedora no Estado. Será também um ponto de partida para criar o ecossistema de startups em Rondônia. O evento é um momento de cooperação, no qual todos vão aprender, trocar ideias e crescer juntos. As competições servem para se animarem e se empenharem mais no desenvolvimento de ideias.

Para o Reitor Uberlando Tiburtino Leite a participação do IFRO na realização do evento é muito interessante para a instituição. “Estamos num momento em que o IFRO já dispõe na matriz curricular dos nossos cursos técnicos uma disciplina de empreendedorismo. No entanto, esse tema é pouco discutido de forma prática em nosso Estado, não temos ainda uma cultura de empreendedorismo. Para o IFRO é muito importante o Startup Weekend Porto Velho, porque estamos num momento de implantação de incubadoras, por meio da Redinova, estamos coordenando uma rede de incubadoras no Estado, então, esse evento vem para somar com essas atividades que estamos desenvolvendo. E para que pessoas da sociedade, que não são do Instituto, tragam suas experiências, mas principalmente para que nossos alunos e servidores possam iniciar esse debate sobre o empreendedorismo. Rondônia era o único que não tinha realizado um startup weekend, nós do Instituto juntamente com os parceiros saímos na frente com essa ação”.

Matheus Alves da Silva, 19 anos, está no primeiro semestre de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) no Campus Porto Velho Calama. Ele foi para o evento com a expectativa de ter sua proposta aceita para ser desenvolvida durante o fim de semana. Sua área de interesse envolve desenvolvimento de um sistema mobile, juntamente com redes sociais. “Este é o primeiro evento na área de inovação no formato startup weekend de Rondônia, é uma área que está começando. Também estou tentando ter projetos na Redinova, e para que surja daqui uma proposta concreta para podermos nos candidatar à Rede de Incubadoras do IFRO”.

Não só participantes da Capital estavam presentes. Valdecir Faneli, 37 anos, cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Campus Ji-Paraná. Esta é sua segunda faculdade, pois já tem o diploma de Administração. Para ele, “o evento também abrange essa minha outra área de formação, eu vim em busca de informação e novos conhecimentos. Vou poder também ver novas formas de planejamento e novas ideias, para quem sabe desenvolver algo futuramente”. Do Campus Avançado Jaru participam cinco representantes. Conforme o Professor de Contabilidade do Campus, Mateus Gomes dos Santos, foram selecionados três estudantes, um de cada curso, “o interessante é que irão desenvolver a ideia deles aqui. A expectativa é muito boa, eles estão bem empolgados, é uma grande oportunidade para exporem e desenvolverem projetos. A participação também complementa a grade curricular e só vem a somar para todos e para a instituição”. Juliana Áurea, de 15 anos, cursa o Técnico em Comércio, modalidade concomitante ao Ensino Médio, e está de acordo com o que diz seu professor. Ela afirma ter vindo para obter novos conhecimentos e encontrar soluções inovadoras.

O Administrador Andrews Botelho foi convidado para ser jurado. Sua atuação será no domingo, último dia do evento. Ele, que está no movimento de empreendedorismo e inovação há quatro anos, afirma que não há idade para empreender, “o mundo está tão mudado e as pessoas precisam acompanhar essa mudança. Por exemplo, quem tiver uma placa de taxi a tendência é vender agora, porque no futuro poderá não valer mais nada. Vivemos num momento da economia criativa, da co-criação, da criação colaborativa, ou seja, tudo é construído através das pessoas. A pessoa é o centro de tudo”.

Como avaliação do primeiro dia de evento, o acadêmico de ADS do Campus Porto Velho Calama, Collien Rodrigo, diz ter sido muito bem organizado e receptivo. “A organização do evento em si faz com que seja muito dinâmico e lúdico, não é cansativo, há muitas brincadeiras, mas sempre falando de modo objetivo sobre o assunto da startup weekend. Num primeiro momento teve uma explicação do que se tratava, depois fomos convidados a expor nossas ideias, cada um teve um minuto. Eu fui o primeiro, mas não consegui concluir minha ideia. No final todos conseguiram expor suas ideias, e em seguida aconteceu a eleição entre os participantes, cada um votou por meio de adesivos e as melhores ideias foram escolhidas”. Collien também ressaltou que a iniciativa é muito importante para fomento da tecnologia e da inovação, pois ambas fazem parte do futuro. “Agora eu espero que consigamos consolidar ideias, e que na prática sejam rentáveis e viáveis”, concluiu.

Acompanhe aqui mais informações sobre o Startup Weekend.