Aberta seleção de servidor e estudantes para o Programa de Internacionalização de Pesquisa

Publicado: Quarta, 07 de Junho de 2017, 09h43 | Última atualização em Quarta, 07 de Junho de 2017, 09h43

Intercâmbio na Colômbia

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) está selecionando 13 estudantes e um servidor para realização de atividades no Instituto Politécnico do Porto (Portugal), Instituto Politécnico de Bragança (Portugal), Universidade Nacional da Colômbia (Colômbia) e Universidade Nacional de La Plata (Argentina). O prazo para candidaturas no Programa de Internacionalização de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRO (PIPEEX) é até 18 de junho.

De acordo com o Edital Pipeex 122/2017, o apoio financeiro a alunos matriculados no IFRO contempla atividades de pesquisa ou estágio. Podem participar estudantes de cursos técnicos integrados ao ensino médio (presencial), subsequentes ao ensino médio (presencial e a distância) e acadêmicos de cursos superiores, bacharelado (presencial), licenciatura (presencial) e tecnologia (presencial). Mais informações sobre as vagas, auxílios financeiros, critérios de candidatura e de pontuação e etapas da seleção dos estudantes estão disponíveis em https://goo.gl/R00qgl

Sobre a parceria com instituição argentina, esta será a primeira vez que ocorrerá o intercâmbio de alunos. Diferente das outras instituições, em Portugal e na Colômbia, em que já ocorreram interações anteriores.

Para 2017, outra novidade são as vagas destinadas exclusivamente para quatro alunos menores de 18 anos para o Instituto Politécnico do Porto (Portugal). Os selecionados contarão com a tutoria de um servidor do IFRO durante todo o período de mobilidade. “Geralmente os alunos dos terceiros ou quartos anos dos cursos integrados ao ensino médio já estão ultrapassando os 75% de aproveitamento dos cursos, ficando inviável para a maioria do ensino médio ser aprovado no edital, porque estariam com menos de 18 anos ou acima dos 75% do curso concluído, por isso abrimos vagas para menores, acompanhados desse tutor”, explica a assessora de Relações Internacionais (ARINT/IFRO), Laura Borges Nogueira.

Um servidor efetivo do IFRO será selecionado por meio do Edital 124/2017 para atuar nas atividades de supervisão e acompanhamento dos alunos do Pipeex, menores de 18 anos, durante estágio no Instituto Politécnico do Porto. O selecionado também realizará atividades de pesquisa e/ou extensão, recebendo auxílio de R$ 11,5 mil como aporte financeiro. As candidaturas se encerram dia 11 de junho de 2017. Informações: https://goo.gl/4R72GW

Segundo Laura Borges, “aquele que for selecionado não terá só a função de cuidar, de ser tutor dos quatro alunos, mas também deverá desenvolver um plano de trabalho, que pode ser um projeto de pesquisa, um estágio profissionalizante, a ser feito no Instituto Politécnico do Porto. O objetivo é começar a estreitar os laços entre pesquisadores e as duas instituições. Esperamos que concluídos estes três meses, haja uma continuidade dessa ação na volta dele para o IFRO, com algum projeto continuado, ou pelo menos que o plano de regresso traga contrapartidas para o campus ou para o Instituto como um todo”.

• Intercâmbio
  • Intercâmbio_em_Portugal