Coleta para exames periódicos é iniciada pelo Instituto Federal

Publicado: Segunda, 05 de Junho de 2017, 13h10 | Última atualização em Segunda, 05 de Junho de 2017, 14h33

Exames Periódicos iniciados no IFRO 2

O cronograma de participação dos servidores nos exames periódicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) iniciou nesta segunda-feira, 05, pelo Campus Porto Velho Zona Norte. A coleta segue até o final deste mês seguindo o seguinte calendário: Zona Norte (dias 05 e 06), Reitoria (07, 08 e 09), Porto Velho Calama (12, 13 e 14), Colorado do Oeste (19, 20 e 21), Vilhena (22 e 23), Cacoal (26 e 27) e Ariquemes (28, 29 e 30).

A previsão é de que participem mais de 700 pessoas, pois estão indicados 62 servidores do Zona Norte, 98 da Reitoria, 128 do Calama, 106 de Ariquemes, 145 de Colorado do Oeste, 85 de Cacoal e 91 de Vilhena. Participam servidores empossados até dezembro de 2015. Segundo a DGP (Diretoria de Gestão de Pessoas), nos demais campi (Ji-Paraná, Jaru e Guajará–Mirim) e para atender aos servidores que ingressaram após 2015, será realizado um novo processo licitatório de contratação de empresa especializada para realizar os exames. Os exames médicos periódicos compreendem avaliação clínica, exames laboratoriais, de imagem e complementares designados conforme idade e sexo, estando previstos no artigo 206-A da Lei nº 8.112/90, regulamentado pelo Decreto 6.856, de 25 de maio de 2009 e pela Portaria Normativa SRH nº 04, de 15 de setembro de 2009.

O Reitor Uberlando Tiburtino Leite ressalta que esta é a primeira vez que a ação acontece no IFRO, sendo de grande importância para serem iniciados cuidados e tratamentos de doenças existentes ou como forma de prevenção, não havendo custos para os servidores. “O que vemos de extremamente positivo é a questão do cuidado com a saúde, pois possibilita perceber situações que o servidor não descobriu, como alguma enfermidade – o que torcemos para que não tenha – que possa dificultar o dia a dia dele. Da parte do IFRO, tomar providências para adequar o ambiente institucional a alguma possível situação. Para aqueles que não têm – e esta é que esperamos ser a realidade –, tentarmos adequar o ambiente institucional para evitar enfermidades. Acredito que boa parte dos servidores fazem esses exames periódicos, mas têm aqueles que já não fazem há um tempo”. Uberlando ainda explica que os exames atendem a uma orientação legal, mas também podem servir para implantação de novas ações ou para melhorar políticas voltadas ao servidor.

Com objetivo de prevenção e acompanhamento do estado de saúde de quem trabalha na instituição, todo o procedimento é sigiloso. Conforme a Diretora de Gestão de Pessoas, Débora Gonçalves de Lima, “o decreto 6.856 trata da obrigação da instituição de promover os exames periódicos como uma forma de prevenção aos riscos ocupacionais. É muito importante que todo servidor participe dos exames periódicos por ser uma oportunidade de prevenção, pois através destes exames é possível detectar diabetes e outras doenças. No IFRO será feito em duas etapas, a primeira é de exames laboratoriais, e na segunda etapa a avaliação médica. Haverá ainda exames oftalmológicos para quem tem mais de 45 anos”.

“Quando um servidor é nomeado, lotado num setor, ele realiza os exames admissionais, em que é possível identificar possíveis doenças que tenha no momento da posse. Depois, muitas vezes ele se esquece das doenças ocupacionais e também de doenças que pode adquirir de outras formas. O periódico visa identificar esses estados, se adquiriu alguma doença relativa ao trabalho, ou de alguma outra forma que possa influenciar nas atividades dele. Para o servidor é interessante para ele conhecer seu estado de saúde”, avalia a enfermeira do Campus Zona Norte, Cleidilene Luiza dos Santos.

A bibliotecária documentarista, Darley Fabiane Teixeira Menezes, foi uma das primeiras servidoras a fazer os exames na manhã de segunda-feira. Para ela, são exames periódicos que devemos fazer constantemente, porque a saúde deve estar em primeiro lugar. “E aqui no Instituto Federal, a instituição se preocupa conosco graças a Deus”.

Procedimentos

Os servidores receberão a convocação via e-mail institucional com todas as orientações para a realização dos exames, incluindo o preenchimento do histórico de saúde no sistema Sigac (Sistema de Gestão de Acesso)/Saúde do Servidor. Todos os pacientes deverão estar em jejum de 8 a 12 horas. As coletas tem início por volta das 7 horas da manhã, e incluem avaliação clínica, exames laboratoriais, hemograma completo, glicemia, urina tipo I (Elementos Anormais e Sedimentoscopia - EAS), creatinina, colesterol total, triglicérides, AST (Transaminase Glutâmica Oxalacética - TGO), ALT (Transaminase Glutâmica Pirúvica - TGP) e citologia oncótica para mulheres (papanicolau). Além de exame oftalmológico para servidores com mais de 45 anos de idade e de pesquisa de sangue oculto nas fezes e PSA para homens com mais de 50 anos.

Os demais servidores terão oportunidade de realizar os exames periódicos após a contratação de novas empresas. Recebendo a convocação, aqueles que optarem por não fazer o exame deverão preencher o termo de responsabilidade e entregá-lo à Coordenadoria de Gestão de Pessoal (CGP) do campus ou DGP no caso da Reitoria, que arquivará o termo em sua pasta funcional.

A DGP informa ainda que os coletores próprios para exame de urina e de fezes estão disponíveis antecipadamente. Assim como há orientação específica para as mulheres que realizarão o exame de citologia e para homens que farão o PSA e podem ser acessados no documento enviado pela empresa contratada. As recomendações para a realização dos exames estão escritas na cor vermelho no cronograma, conforme o documento que pode ser acessado clicando Aqui.

• Exames_Periódicos_iniciados_no_IFRO_1
  • Exames_Periódicos_iniciados_no_IFRO_2