Curso de Física estimula alunos da rede pública para docência

Publicado: Quinta, 01 de Junho de 2017, 11h52 | Última atualização em Quinta, 01 de Junho de 2017, 11h52

Incentivo ao Curso de Licenciatura em Física 4

Buscando despertar o interesse para o ofício de professor, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, recebeu 20 alunos da rede pública da capital. Encerrado no dia 29 de maio, o projeto PDVL (Programa Despertando Vocações para as Licenciaturas) teve como tema “A carreira docente na área de Física: incentivo ao diálogo entre a formação de professores e as práticas no ensino médio”.

Foram realizadas palestras, apresentações teatrais, oficinas experimentais e de laboratório, mídias educacionais e desafios envolvendo Física no cotidiano, com intuito de despertar o interesse dos alunos pela docência. A ação é da Coordenação de Licenciatura em Física e dos alunos do curso, a fim de estimular o interesse dos educandos do ensino médio pelo Curso de Licenciatura em Física, por meio do diálogo, ações e a consequente permuta de saberes entre o IFRO e as escolas da rede pública de ensino para um processo de valorização da licenciatura.

A coordenadora do projeto, Márcia de Fátima Barbosa Corrêa, relata que "a Coordenação do PDVL do Campus Calama, juntamente com o sétimo período do curso de Licenciatura em Física e demais colaboradores, recebeu os estudantes do ensino médio da Escola John Kennedy”. De acordo com a pedagoga, a meta ao propor esta visita técnica foi “o incentivo aos alunos do ensino médio a cursar Física, desmistificar a disciplina de Física como conteúdo de difícil aprendizagem, valorizar a docência, incentivar os acadêmicos do curso a trabalharem Física de forma lúdica e prazerosa, e colocar em prática o tripé: ensino, pesquisa e extensão".

"Eu sempre gostei muito da área de exatas, dos cálculos, e sempre pensei em fazer faculdade de Matemática. Eu não sabia que eu era atraído pela Física, mas com a experiência que tive em participar do PDVL no IFRO, visitar laboratórios, ter contato com outros alunos da licenciatura é que percebi que ingressar na carreira na Física pode ser uma opção. Uma opção que eu gostaria muito", atestou o aluno do 3º ano do Jhon Kennedy, Rafael Alves.

Ainda no projeto, é feito o levantamento do perfil de ingressantes no curso de Física, ao mesmo tempo em que estimula os alunos da escola parceira a ingressarem no curso de Licenciatura em Física do IFRO Campus Calama.

• Incentivo_ao_Curso_de_Licenciatura_em_Física_1
  • Incentivo_ao_Curso_de_Licenciatura_em_Física_2