IFRO busca melhorias em comunicação e internet nos campi

Publicado: Segunda, 22 de Mai de 2017, 08h22 | Última atualização em Segunda, 22 de Mai de 2017, 11h19

Reunião RNP1O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) participou do encontro para a consolidação da parceria com Governo do Estado de Rondônia, através da Fapero, e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Na reunião houve a discussão de uma proposta técnica para viabilizar a ampliação, o desenvolvimento e a oferta de conectividade de alta qualidade, de serviços de capacitação e inovações de redes.

No evento o IFRO juntamente com a Fapero, RNP, UNIR e a Eletrobras assinaram um memorando de entendimentos que visa fomentar a universalização do acesso acadêmico na busca de soluções para contribuir no desenvolvimento do Estado. “O objetivo é interligar as unidades do IFRO, através da fibra ótica e serviço de internet”, explicou o reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite. Atualmente, o IFRO já possui dois campi interligados, Campus Calama e Zona Norte, com internet de qualidade. “Isso facilita o trabalho nas unidades e o acesso dos alunos a diversos serviços, como o portal de periódicos, a biblioteca digital e cursos à distância”, finalizou o reitor.

A previsão é que até o final do ano de 2017 o instituto esteja conectado através desta tecnologia, ofertando um sinal de qualidade. “O IFRO também pudesse ser membro dessa grande rede de comunicação. Essa é a primeira fase: interconectar. Agora precisamos trabalhar para identificar e possibilitar novos projetos que utilizem essa estrutura tecnológica no âmbito do ensino, pesquisa e extensão”, destacou Fábio Mamoré Conde, Diretor de Tecnologia da Informação do IFRO.

• Reunião_RNP1
  • Reunião_RNP2