Dez novos professores aprovados no concurso serão convocados neste segundo semestre

Publicado: Segunda, 15 de Mai de 2017, 13h04 | Última atualização em Segunda, 15 de Mai de 2017, 13h04

LOGO IF

A Diretoria de Gestão de Pessoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (DGP/IFRO) se organiza para realizar novas chamadas do Edital 122, de 30 de agosto de 2016. Serão convocados dez professores para atender as necessidades dos campi nas áreas de Administração (duas vagas) e Biotecnologia, Arquitetura, Engenharia Civil, Física, Geografia, Letras Espanhol, Matemática e Zootecnia com uma vaga, respectivamente. Antes, será realizado o processo interno de remoção para os servidores em exercício na instituição. A seleção via remoção inicia nesta semana e, assim que concluído o processo, os novos aprovados serão convocados. Quanto à expectativa de convocação de docentes para a demanda de 2018/1, é de que aconteça a partir de novembro, após a realização de outro concurso interno de remoção.

Com essas novas convocações em 2017/2, totalizam-se 48 docentes convocados neste ano, referentes a esse concurso. No caso do edital para técnicos (123/2016), as duas vagas ainda não preenchidas em primeira chamada terão nova convocatória para os próximos da lista. Assim como outros Institutos Federais, o IFRO segue orientação dos Ministérios do Planejamento e da Educação. No primeiro semestre de 2016, o MEC orientou os IFs sobre uma possível mudança na Lei de Diretrizes Orçamentárias que limitaria as nomeações em 2017 e 2018 por concursos públicos publicados até do dia 31/08/2016. “Com isso, nós nos organizamos para nos ajustar as demandas, assim como todos os demais institutos, e fizemos um grande planejamento dessas ações, e lançamos o edital número 122-Docente com previsão de 108 vagas com expectativa de longo prazo”, afirma a Diretora de Gestão de Pessoas, Débora Lima.

Ainda segundo informações da DGP, “os candidatos que estavam acostumados a fazer concurso para o IFRO estranharam um pouco, porque sempre a nomeação era imediata, e desta vez não, pois o planejamento visa atender ampliação de novas vagas em nossos cursos, integralização de cursos existentes e também houve planejamento dos novos cursos a serem criados no IFRO. A partir da homologação do edital, nós convocamos 28 professores pelo edital 45/2017. No edital 60/2017 convocamos mais cinco e pelo edital 89/2017 convocamos mais quatro. E com o edital a ser publicado na semana do dia 15/05/2017, em que convocaremos mais um candidato, completamos a demanda de 2017/1”.

Débora também explica que a demanda por professores substitutos nos campi não está ligada à demanda de professor efetivo, “o concurso para professor substituto é previsto na Lei nº 8.745/93 e tem por objetivo atender a um afastamento temporário de um servidor efetivo. No IFRO temos política para afastamento para mestrado e doutorado, tem a licença gestante e as licenças médicas. É algo temporário. Não se pode contratar um efetivo para atender esses casos”.