Participação de alunos e servidores em atividades científicas é incentivada no IFRO

Publicado: Sexta, 12 de Mai de 2017, 13h27 | Última atualização em Sexta, 12 de Mai de 2017, 13h27

LOGO IF

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Instituto Federal de Rondônia (PROPESP/IFRO) recebe projetos para participação de alunos em eventos científicos e tecnológicos nacionais e de servidores em eventos no país e no exterior. O Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Gilmar Alves Lima Junior, ressalta que os editais buscam contribuir na divulgação científica dos resultados das pesquisas desenvolvidas no IFRO, entre a comunidade científica, além de contribuir na formação científica dos alunos e na troca de experiências e contatos entre os servidores do IFRO e instituições do Brasil e outros países.

O edital 80/2017 fomenta a participação de servidores em eventos científicos, tecnológicos e de inovação no país ou no exterior, realizados a partir de 23 de junho de 2017, disponibilizando R$ 30.000,00 (trinta mil reais) no total, com inscrição até 15 de maio, abrindo segunda chamada no mês de junho deste ano. No edital 83/2017 também se segue o mesmo período de inscrição, mas seu objetivo é o fomento a participação de alunos em eventos científicos, tecnológicos e de inovação. São disponibilizados R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) no total, com recursos oriundos da assistência ao educando.

Com a 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) prevista para ocorrer em julho, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Campus Belo horizonte, o IFRO também abre edital específico. O de número 79/2017 se destina a alunos participarem da SBPC, abrindo um total de 40 vagas, com auxílio financeiro para pesquisadores de iniciação científica custearem os gastos com hospedagem e alimentação. Os recursos são oriundos da Reitoria, através de auxílio ao educando. O transporte será realizado via terrestre, com veículo oficial e com o acompanhamento de servidores da instituição.

“O IFRO tem participado da Reunião anual da SBPC desde 2010, e se destaca por apresentar uma programação diversificada, com atividades que compreendem os alunos dos cursos do IFRO de todas as modalidades, de ensino médio até pós-graduação”, analisa Gilmar. A observação a ser feita é que para se inscreverem neste edital os candidatos precisam comprovar o aceite de apresentação de trabalhos científicos no evento.

Visitas técnicas, estágio e qualificação profissional

Outros dois editais da PROPESP/IFRO trazem incentivos para que os servidores participem de visitas técnicas e desenvolvam pesquisa científica ou realizem publicação de artigos ou livros junto a outras Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão, de destaque nas áreas de atuação do IFRO. Pelo edital 81/2017 se estabelece fomento através de auxílio financeiro a essas atividades. O principal objetivo deste edital é fomentar as parcerias, bem como alavancar a produção científica qualificada por parte dos servidores.

Este edital também contempla auxílios financeiros para participação em atividades de pós-graduação stricto sensu, como disciplinas, qualificação, coleta de dados e defesa, desde que não seja vinculado em alguma das parcerias de qualificação que o IFRO possui ou esteja afastado para cursar mestrado ou doutorado. As atividades deverão ocorrer entre junho de 2017 a janeiro 2018, no total de R$ 30.000,00 (trinta mil reais).

Já o edital 82/2017, de fomento a participação de alunos em mobilidade em outra Instituição de Ensino, Pesquisa ou Extensão dentro do estado de Rondônia ou no país, ou até mesmo, entre os campi do IFRO. Os candidatos devem apresentar propostas de realização de atividades de pesquisa, extensão ou estágio obrigatório para um período de até 21 dias. As atividades deverão ocorrer entre junho de 2017 a janeiro 2018, no total de R$ 30.000,00 (trinta mil reais).

O pró-reitor explica que os editais de fomento a visitas técnicas, participação em atividades de pós-graduação para servidores e de mobilidade nacional para alunos foram publicados a primeira vez em 2015, com o início da atual gestão da reitoria. “Os resultados nos primeiros anos foram positivos e proporcionaram a alunos do IFRO a participação em atividades no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, na Universidade Federal Tecnológica do Paraná, na Universidade de São Paulo, dentre outras e entre Campi do IFRO. Quanto aos servidores já foram realizadas atividades em Universidades na Itália, Estados Unidos, Argentina e na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, dentre outras Instituições, contemplando docentes e técnicos administrativos”, conclui Gilmar Alves.

Os editais abertos pela PROPESP podem ser acessados em: https://goo.gl/oLLRc8