Rede de Incubadoras recebe inscrições em Porto Velho

Publicado: Quarta, 29 de Março de 2017, 09h32 | Última atualização em Quarta, 29 de Março de 2017, 15h36

redinova

Estão abertas as inscrição de empreendimentos para incubação na Redinova (Rede de Incubadoras de empresas do Estado de Rondônia). Lançada no ano passado, esta é a primeira rede de incubadoras a funcionar no Estado de Rondônia. Poderão ser incubados projetos e empreendimentos inovadores em produto, processo, método ou sistema, nas linhas de atuação Start up (empresas recém­nascidas e com grande potencial de crescimento e que buscam explorar atividades inovadoras no mercado) ou Spin­off (empresa nascida a partir de um grupo de pesquisa acadêmica ou industrial, com o objetivo de explorar um produto ou serviço inovador).

O coordenador de Inclusão Social e Produtiva, da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/IFRO), Jairo Tschurtschenthaler, explica que “a grande diferença da Redinova, que o IFRO está à frente, é que ela não é somente uma incubadora do Instituto Federal, ela possui vários parceiros que estão envolvidos, e justamente por essa parceria é uma incubadora que pode atuar com todos os segmentos. Não somos exclusivos para os nossos alunos, mas toda a sociedade pode participar. Basta ter ideia de um empreendimento, uma ideia que já esteja formada. Se eu fizer uma pergunta: o que preciso fazer para te ajudar e quanto você precisa? Se você já tiver essa resposta, você consegue preencher um plano de negócios e pode propor participar da incubadora. E o Instituto Federal e todos os parceiros que estão na Redinova vão fazer de tudo para suprir essa sua necessidade”.

Entre os parceiros estão Governo do Estado, Sebrae, Fundação de Apoio à Pesquisa de Rondônia, Fiero, Sesi e Ulbra, e dependendo do segmento que escolher, o empreendimento incubado poderá receber o apoio desse parceiro até mesmo na elaboração do plano de negócios. A Redinova é um programa de extensão e desenvolvimento empresarial e profissional do Instituto Federal de de Rondônia, voltado para a problemática regional, para a melhoria das condições sociais, e de apoio ao desenvolvimento sustentável do Estado de Rondônia, tendo como principal objetivo a transformação das ideias de empreendedores em produtos, processos ou serviços com inovação tecnológica, que atendam ou induzam demandas de mercado.

“A empresa vai ser incubada no formato semi-residente: se tiver uma estrutura muito grande, a parte gerencial ficará dentro da incubadora e nós vamos atrás de parceiros que consigam locais para que possa funcionar o empreendimento. E se for um empreendimento pequeno, com poucas pessoas, ela funcionará toda dentro do IFRO. Hoje já temos um local nos campi Calama e Zona Norte para esses empreendimentos serem incubados”, afirma Jairo. Por ser a primeira atividade no ramo de incubadoras no Estado, o exemplo mais próximo de como funciona este tipo de apoio à comunidade estaria no vizinho Amazonas, em que há empresas com mais de três anos de atuação no mercado, que são oriundas de incubadoras.

Público
São públicos da Redinova: alunos e egressos dos cursos do IFRO, comunidades em situação de vulnerabilidade e da sociedade civil em geral que detectaram uma oportunidade de negócio, conhecem como viabilizá-la, mas necessitam de apoio por um período de até 12 meses, com possibilidade de prorrogação. Os editais preveem que os empreendimentos podem ser enquadrados na modalidade de “Incubação” para empresa criada por Pessoa Física ou de “Pré­Incubação”, aquelas em processo de criação por Pessoa Física. Sendo exigência para a candidatura que a empresa apresente proposta baseada em inovação tecnológica, conforme Regulamento Geral da Rede de Incubadoras de Empresas do IFRO, trazendo novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo e social que resulte em novos produtos, serviços ou processos ou que compreenda a agregação de novas funcionalidades ou características a produto, serviço ou processo já existente que possa resultar em melhorias e em efetivo ganho de qualidade ou desempenho. Ambas as modalidades serão em formato “semi-residente”, em que a gerência da empresa incubada instala-se no espaço físico destinado a ela na Incubadora do campus, dispondo de toda a infraestrutura física gerencial e serviços oferecidos pela incubadora, dentro dos limites estabelecidos e com isenção das primeiras 12 mensalidades da taxa dos empreendimentos incubados.

Informações
A inscrição será realizada via correio eletrônico, mediante envio dos formulários preenchidos e de toda a documentação exigida, para o e­mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O prazo para inscrição de empreendimentos para fazer parte da Redinova no Campus Porto Velho Calama está prorrogado até 31 de março. E no Campus Porto Velho Zona Norte é possível se inscrever até 07/04/2017. Confira os editais, os critérios para seleção dos planos de negócios, documentos e formulários nas páginas das unidades.

Campus Porto Velho Calama - https://goo.gl/XsuXlx
Campus Porto Velho Zona Norte - https://goo.gl/lvucnQ